A tradicional Feira de Profissões de Jundiaí do Vetor Oeste, organizada pela Rede, lotou a Escola Estadual Alessandra C. R. de Oliveira Pezzato, na última sexta-feira, dia 5. O evento contou com orientação vocacional, apresentações culturais, divulgação de processos seletivos, apresentação de cursos técnicos e superiores, além de orientações sobre bolsas de estudo e financiamentos estudantis. A Companhia de Informática de Jundiaí participou do evento para divulgar os benefícios da tecnologia e o mercado de trabalho na área de TIC. A CIJUN contou com a parceria da ONG Mempresto que levou para os jovens um Wii (vídeogame) para interação.
A ideia era mostrar que a tecnologia serve para diferentes coisas. Além de saber detalhes do que a CIJUN desenvolve para os cidadãos de Jundiaí, os jovens puderam jogar Wii, que hoje é bastante usado para tratamentos de saúde.
A realidade virtual do Wii é adicionada às técnicas convencionais de fisioterapia, por exemplo, com benefícios bem significativos em pacientes com problema de mobilidade. Além de melhorias na funcionalidade e equilíbrio, o estudo mostra que o programa de fisioterapia utilizado pelo Wii ajuda a melhorar as atividades diárias dos pacientes.
“ Nós utilizamos muita tecnologia para ajudar os pacientes que possuem algum problema de mobilidade e precisam de reabilitação e nossa ONG. Aqui nessa feira, estamos mostrando que a tecnologia educa, ajuda, ensina e reabilita” , acredita Gabriela Pupo, fundadora da Mempresto. Os jovens puderam jogar também com os olhos vendados. “ Eles puderam ver que a tecnologia ajuda também na inclusão”, finalizou.
O projeto Mempresto surgiu do sonho de uma adolescente de 12 anos , cadeirante , de participar de uma corrida de rua. Juntando com o sonho de fazer a diferença na vida das pessoas e praticar a inclusão, muitos amigos se reuniram e fundaram o Mempresto: me empresto! Onde você pode emprestar o que você puder: seus olhos, suas pernas, seus braços, seu tempo, sua doação, seu amor! Através de encontros semanais são realizados passeios em triciclos adaptados, reuniões e projetos em prol de comunidades carentes e deficientes, campanhas do agasalho e campanhas sociais.
Publicada em
Leia mais sobre cijun, feira de profissões, inclusão, jundiai, mempresto, Tecnologia