O Smart City Business America se encerrou nesta quinta-feira, 25, com mais rodadas de negócios e painéis importantes. Durante a manhã, foi a vez do tema: “Construindo as novas cidades inteligentes do país”. Esta plenária debateu sobre os caminhos e alternativas para uma atuação conjunta das cidades brasileiras para a transformação digital e inclusiva no Brasil. Participaram desse momento, além do presidente da CIJUN, Amauri Marquezi, Breno Alencar, Diretor de Inovação Aberta e Governança de Dados da Emprel, Jean Mattos Duarte, Presidente da Prodabel, Johannn Dantas, Presidente da PRODAM e Presidente da ANCITI, Rogério Amarante, Diretor – DEINFO Campinas, mediados por Lorenzo Madrid, Vice-Presidente USA & LATAM da Wellness.
Durante o debate, os painelistas trataram da experiência de cada um e de como se utilizam da tecnologia para atender cidadãos de diferentes localidades: Recife, Belo Horizonte, Jundiaí, Campinas e São Paulo.
“Não precisamos inventar a roda, temos que aplicar a tecnologia olhando a dor do cidadão, temos que ser proativos, rápidos e eficientes. Em BH temos um problema histórico de enchente, temos que entender isso e usar as melhores experiências para resolver essa questão”, comentou Jean Duarte, da Prodabel.
A experiência de Recife tratou de falar da integração com outras cidades e estados em projeto federal, Campinas abordou as experiências pós-pandemia e Jundiaí, mais uma vez se destacou com suas soluções. Falaram ainda de algumas ações cooperativas entre as cidades e anunciaram que algumas novidades estão por vir.
Marquezi finalizou ressaltando a importância das soluções tecnológicas para o cidadão. “Qualquer processo que leve melhorar a vida das pessoas, unindo inspiração, planejamento, e transpiração, para nós está valendo. Temos que ter empatia com o outro. Gente precisa de gente. Gente que gera conhecimento e gente que gera solução. A tecnologia é um meio e vai evoluir. É só olhar com carinho para o outro”, concluiu. Participaram do evento parte do time: os diretores da CIJUN, Celso Monteiro, Renan Cazzolatto, José Luiz Ferragut; Ricardo Denardi, Maria Caroline Folgozi, Robson Bernardi e Antônio Carlos Calicchio.
Jundiaí é destaque em Prêmio InovaCidade 2023
Publicada em