Modernização aumenta transparência e eficiência do governo

Desde o início da gestão do prefeito de Jundiaí, Luiz Fernando Machado, a transparência tem sido uma das principais marcas do governo. Sendo assim, uma série de ferramentas foram lançadas com o objetivo de melhorar os canais de comunicação com o cidadão, aumentar a eficiência e dar celeridade nas principais demandas da população.

Uma das principais ferramentas é o Observatório Jundiaí, um portal com dados da cidade, desenvolvido pela CIJUN, em conjunto com a Unidade de Gestão de Governo e Finanças (UGGF), com 300 indicadores vinculados aos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODSs), formulados pela ONU, que revelam as condições sociais, econômicas e outras dimensões da cidade, como dados das áreas de Saúde, Educação, Transporte, Segurança, Economia, obras em tempo real, entre outras. Importante destacar que, após última atualização, o Observatório passou a agregar 100 indicadores voltados à Primeira Infância, incluindo dados sobre a cobertura de vacinas, saúde bucal, internações e matrículas escolares.

“A transparência nas ações é uma prática fundamental de um governo que coloca as pessoas no centro da sua atuação. Dar a possibilidade de a população acompanhar o que a gestão está fazendo, e entender em quais áreas está sendo investido o que é arrecadado, é obrigação do governo”, comenta o Prefeito Luiz Fernando Machado.

Visibilidade

Outra ação importante é a disponibilização do Plano de Governo, para que a população possa acompanhar de forma detalhada, em áreas temáticas, com todas as iniciativas em execução, entregues, paralisadas ou não iniciadas.

Além disso, foi lançada uma página específica do Plano Plurianual (PPA) da cidade. Trata-se de uma ferramenta de gerenciamento inteligente, que permite ao cidadão observar o andamento dos programas e dos investimentos previstos para o município de forma mais transparente. Vale lembrar que o PPA é um plano de médio prazo que estabelece as diretrizes, objetivos e metas a serem seguidos pelo governo ao longo de quatro anos.

“Nessas ferramentas é possível ter acesso a inúmeros dados que revelam vários aspectos de Jundiaí. O mais importante é ter a certeza que o cidadão consiga ver para onde está indo o dinheiro dos impostos e atestar que, de fato, somos a cidade que melhor aplica os tributos em serviços públicos de qualidade”, explica o Gestor de Governo e Finanças, José Antonio Parimoschi.

A Prefeitura também disponibiliza o APP Jundiaí, também desenvolvido pela CIJUN, e o sistema 156, com o objetivo de facilitar a comunicação com a população. O aplicativo conta com mais de 130 funcionalidades nas mais variadas áreas, como segurança, cultura e saúde, bem como 45 opções de serviços da Prefeitura. Ele pode ser baixado gratuitamente nas lojas de aplicativos de celulares – nas plataformas IOS e Android (clique aqui). Mais de 155 mil pessoas já fizeram o download. (Texto e foto: PMJ)

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