CIJUN cria plataforma inteligente para dados de COVID-19

O uso da tecnologia para aproximar a população da administração municipal é uma das metas da Prefeitura de Jundiaí e, para isso, a CIJUN desenvolveu um sistema de gestão por inteligência que concentra todas as informações sobre o Novo Coronavírus na cidade e os transforma em mapas de análise. “As informações são a base para conseguir gestar uma situação. A pandemia, em que são poucas as informações de estudos disponíveis, garantir o mapeamento do cenário epidemiológico, de forma diária, podendo cruzar as informações com dados sobre isolamento, por exemplo, garante à administração a tomada de decisões precisas e medidas específicas para o combate à doença”, detalha o prefeito Luiz Fernando Machado.

O sistema de inteligência interpretará os dados brutos recebidos pelos órgãos municipais envolvidos no combate ao Sars-CoV-2 e disponibilizará para a população por meio da página “Coronavírus” e no APP Jundiaí. “Estamos na etapa de coleta, organização, monitoramento e tratamento dos dados. Essa tecnologia é suportada pela plataforma implementada para a gestão que possibilitará o cruzamento de informações e criação de modelos preditivos, por exemplo, do avanço da doença”, detalha o presidente da Cijun, Amauri Marquezi.

Uma das informações que poucas cidades dispõem e que passa a ser disponível para quem acessar os canais da Prefeitura de Jundiaí é o mapeamento de calor. Agora, as pessoas poderão consultar quais são os bairros com maior ocorrência de casos. Essas informações são tratadas pelas legislações que regem o cuidado com os bancos de dados e o sigilo médico. O ponto de identificação da quantidade de casos está determinado pela longitude e latitude que determina o centro de cada bairro.

Para o gestor da Unidade de Gestão de Promoção da Saúde (UGPS), Tiago Texera, o avanço no sistema de inteligência faz parte das ações do Comitê de Enfrentamento ao Coronavíus (CEC), que inclui também a aplicação do Inquérito Epidemiológico. “Com o sistema de inteligência, os dados identificados com a aplicação dos 20 mil testes rápidos farão a composição da avaliação da população. Alcançamos a taxa de testagem de 47 pessoas a cada 1 mil habitantes, que é acima da registrada na Alemanha, que realiza 25 testes a cada 1 mil habitantes”, explica. (Com informações e foto: PMJ)



 
Olá, eu sou a CIA, a colaboradora virtual da CIJUN
mostrar/esconder

FAQ

« voltar

Oi, eu sou a CIA, colaboradora virtual da CIJUN. Qual a sua dúvida?

Somos especializados em tecnologias inovadoras para atender a administração pública.
Nossa diretoria é composta por 4 diretores nas áreas: Administrativa/Financeira, Técnica, Infraestrutura, Jurídica.

Nosso presidente atualmente é Amauri Marquezi de Luca.
Os apps desenvolvidos para diferentes municípios, Portal de Empregabilidade, soluções para o Terceiro Setor, e o Observatório Jundiaí, que é uma plataforma com indicadores disponíveis de acordo com o Desenvolvimento Sustentável da ONU, são alguns exemplos.

Quer saber mais sobre nosso portfolfio? Clique em nosso menu.
Recebemos diversas premiações desde 2017.

Consulte em nosso site para saber todos os detalhes!