Saúde de Jundiaí avança na informatização das UBSs

Com 488 computadores, 37 nobreaks, 37 switches, 72 impressoras térmicas e 39 impressoras matriciais, a Unidade de Gestão de Promoção da Saúde (UGPS) garante a informatização de todas Unidades Básicas de Saúde (UBSs), Clínica da Família, Novas UBSs e ambulatórios de especialidades. O investimento, no valor de R$ 1,5 milhão, é derivado de emendas parlamentares e recursos do orçamento da pasta. O projeto prepara os serviços de saúde para a implantação do prontuário eletrônico, que agilizará o acesso às informações dos pacientes, concentrando resultados de exames, prescrições e histórico acessíveis para toda a rede de saúde.

A Companhia de Informática de Jundiaí é a responsável por desenhar a arquitetura do sistema que abrigará os prontuários eletrônicos dos pacientes da rede pública de saúde. Esse sistema deverá ser integrado ao banco de dados do SIIM – Sistema Integrado de Informações Municipais, onde estão todos os cadastros dos usuários SUS no município. As UBSs mantêm um banco de dados com o cadastro dos pacientes, informações sobre vacinas e medicamentos que estão tomando, porém, a anamnese das consultas ainda é feita em formulário impresso. Essa parte do sistema está sendo analisada junto com Datasus. As informações são sigilosas e precisam ser tratadas com critérios de segurança internacional.

Investimento passou de R$ 1,5 milhão

De acordo com o gestor da UGPS, Tiago Texera, a primeira etapa da informatização aconteceu em março de 2018, com a entrega de 240 equipamentos (computadores, switches e nobreaks). Nesta segunda etapa são mais 318 computadores. “A partir de agora os computadores começam a ser instalados nos consultórios. A instalação terá sequência nas próximas semanas. Em paralelo, estão em andamento as implantações das fibras ópticas, para levar a internet de alta velocidade, e, o desenvolvimento do sistema do prontuário eletrônico”, detalha.

Na Clínica da Família, a instalação já foi iniciada. De acordo com a gerente, Kênia Cely de Lima Almeida, informatização é o primeiro passo para a implantação do prontuário eletrônico, que reduzirá o trâmite de papel, facilitará os atendimentos, além de garantir controle do estoque de medicamentos usados pelos pacientes. Para Francivalda Soares Costas, 49 anos, que é hipertensa e faz acompanhamento na Clínica da Família, a informatização será um avanço para a população. “Com o computador no consultório, todos os médicos terão acesso às informações dos tratamentos dos pacientes. Facilita o atendimento”, comenta.

(Com informações e fotos da Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Jundiaí)


Publicada em

Leia mais sobre , , ,


 
Olá, eu sou a CIA, a colaboradora virtual da CIJUN
mostrar/esconder

FAQ

« voltar

Oi, eu sou a CIA, colaboradora virtual da CIJUN. Qual a sua dúvida?

Somos especializados em tecnologias inovadoras para atender a administração pública.
Nossa diretoria é composta por 4 diretores nas áreas: Administrativa/Financeira, Técnica, Infraestrutura, Jurídica.

Nosso presidente atualmente é Amauri Marquezi de Luca.
Os apps desenvolvidos para diferentes municípios, Portal de Empregabilidade, soluções para o Terceiro Setor, e o Observatório Jundiaí, que é uma plataforma com indicadores disponíveis de acordo com o Desenvolvimento Sustentável da ONU, são alguns exemplos.

Quer saber mais sobre nosso portfolfio? Clique em nosso menu.
Recebemos diversas premiações desde 2017.

Consulte em nosso site para saber todos os detalhes!