Avaliar como está o atendimento realizado pelas equipes da Unidade de Gestão de Promoção de Saúde (UGPS) nos vários equipamentos da rede municipal, receber sugestões de melhorias, críticas e elogios da população são os objetivos do totem Guardião da Saúde, instalado nas Novas UBSs, Clínica da Família Novo Horizonte, UPA Vetor Oeste e Centro de Atendimento Psicossocial (CAPS) III Vila Hortolândia. De acordo com dados apurados pelo sistema desde 2018, a avaliação positiva dos serviços supera os 80%. A solução foi desenvolvida pela CIJUN.
O avanço positivo na avaliação dos serviços é uma constante, juntamente com o número de serviços agregados ao longo do tempo. Quando iniciado o Guardião da Saúde contava com equipamentos disponíveis somente na Clínica da Família, UPA Vetor Oeste e as Novas UBSs Tulipas e Maringá. Em 2019 as avaliações ‘Ótimo’ e ‘Bom’ somavam 75%. E nos anos de 2020 e 2021 o percentual foi de 80%. “O investimento em Saúde é prioridade da gestão. O Guardião da Saúde é o canal direto de comunicação da população com a gestão, avaliando e apontando o que está correto e o que precisa melhorar. E as medidas são tomadas imediatamente”, comenta o prefeito Luiz Fernando Machado.
Atualmente, 16 serviços contam com o Guardião da Saúde. A mais recente a ter o sistema instalado foi a Nova UBS Retiro, que apresentou crescimento na avaliação dos serviços a partir dos investimentos no espaço e na equipe. De acordo com a corretora de imóveis e moradora no Jardim Samambaia, Stefani Pires, é usuária do serviço de saúde pública de Jundiaí há seis anos. “Minha mãe frequenta o serviço mais vezes que eu e notou a diferença no atendimento. Eu também notei o novo sistema de avaliação e aprovei a iniciativa”, detalha.
“O sistema de avaliação do serviço é essencial para que possamos avançar, qualificar e entregar o serviço de excelência para a população. Todas as indicações são recebidas em tempo-real pela gestão, e, a qualquer alteração os indicação de necessidade é feita a intervenção com a equipe para a solução”, detalha o gestor da Unidade de Gestão de Promoção da Saúde (UGPS) Tiago Texera.
Ao todo, desde o início da avaliação, 129,8 mil avaliações foram registradas no sistema. (Com informações da AI da PMJ)
Publicada em
Leia mais sobre cidade inteligente, cijun, jundiai, Prefeitura de Jundiaí, Tecnologia, transformação digital