Painel aborda governo digital em Jundiaí e desafios para o futuro

Dentro da programação da Semana da Tecnologia 2021, um painel ocorrido na manhã da última quarta-feira (20) abordou a “Transformação digital de governo na prática” e contou com a participação de diferentes especialistas no assunto: o gestor de Governo e Finanças de Jundiaí, José Antonio Parimoschi, o diretor-presidente da CIJUN (Companhia de Informática de Jundiaí), Amauri Marquezi, e o diretor de pós-graduação do Unianchieta, Filipe Pires.

Parimoschi explicou que Jundiaí tem investido fortemente para transformar Jundiaí em uma cidade inteligente e conectada . “Esse projeto não ocorre do dia para a noite. Em nosso município, criamos uma institucionalidade programática, ou seja, estabelecemos um programa no nosso Plano Plurianual, o “Jundiaí Cidade Inteligente”, com o qual, gradativamente, vamos avançando e levando investimentos para os diversos serviços que vão sendo implementados, em sua grande maioria direcionados para as pessoas mais pobres e que precisam do serviço público.”

O gestor também abordou a importância do estabelecimento de uma hélice que envolve o poder público, a iniciativa privada e a academia. “Estamos construindo um ecossistema de inovação para estimular a pesquisa, a ciência, o empreendedorismo, além de atrair empresas de base tecnológica e startups. Como contrapartida, temos que formar mão de obra especializada para ocupar essas vagas”, declarou.

Já Marquezi abordou a transformação digital operada em Jundiaí nos últimos anos, indo justamente ao encontro do conceito de Cidade Inteligente. “Existem várias formas para definir o que é uma Cidade Inteligente, mas todas têm um ponto em comum: o uso intensivo de tecnologia, que dá sustentação ao processo de transformação cultural e digital em uma cidade.” E apresentou os pilares de atuação da Jundiaí Digital: wi-fi público, inovação, infovia digital e governo digital.

Pires trouxe à discussão as seis dimensões de transformação de um governo digital propostas pela OCDE (Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico). Essas dimensões incluem redefinições de ideias e formas de pensar um governo digital, como, por exemplo, deixar de ser um “governo provedor de serviços” para ser uma “plataforma de cocriação de valor”. “O que eu observo hoje, em relação à prática, é que o governo de Jundiaí está muito alinhado com essas proposições da OCDE.”

A mediação do painel foi realizada pelo diretor de Planejamento e Governança, Fernando Luis Polo. A Semana da Tecnologia é organizada pela Prefeitura de Jundiaí e teve início na última segunda-feira. Até o próximo sábado, o evento traz mais de 25 atrações virtuais, presenciais e híbridas, todas gratuitas e voltadas para inovação e tecnologia, com toda a programação transmitida pelo Youtube da Prefeitura (https://www.youtube.com/user/cidadedejundiai) e acessível em libras, graças a uma parceria com a Ateal e outros intérpretes convidados.

Consulte AQUI a programação completa.

Com informações/foto da Prefeitura Municipal de Jundiaí


Publicada em

Leia mais sobre , , , , ,


 
Olá, eu sou a CIA, a colaboradora virtual da CIJUN
mostrar/esconder

FAQ

« voltar

Oi, eu sou a CIA, colaboradora virtual da CIJUN. Qual a sua dúvida?

Somos especializados em tecnologias inovadoras para atender a administração pública.
Nossa diretoria é composta por 4 diretores nas áreas: Administrativa/Financeira, Técnica, Infraestrutura, Jurídica.

Nosso presidente atualmente é Amauri Marquezi de Luca.
Os apps desenvolvidos para diferentes municípios, Portal de Empregabilidade, soluções para o Terceiro Setor, e o Observatório Jundiaí, que é uma plataforma com indicadores disponíveis de acordo com o Desenvolvimento Sustentável da ONU, são alguns exemplos.

Quer saber mais sobre nosso portfolfio? Clique em nosso menu.
Recebemos diversas premiações desde 2017.

Consulte em nosso site para saber todos os detalhes!