Guardião da Saúde: sistema registra aprovação dos usuários de Jundiaí

Avaliar como está o atendimento realizado pelas equipes da Unidade de Gestão de Promoção de Saúde (UGPS) nos vários equipamentos da rede municipal, receber sugestões de melhorias, críticas e elogios da população são os objetivos do totem Guardião da Saúde, instalado nas Novas UBSs, Clínica da Família Novo Horizonte, UPA Vetor Oeste e Centro de Atendimento Psicossocial (CAPS) III Vila Hortolândia. De acordo com dados apurados pelo sistema desde 2018, a avaliação positiva dos serviços supera os 80%. A solução foi desenvolvida pela CIJUN.

O avanço positivo na avaliação dos serviços é uma constante, juntamente com o número de serviços agregados ao longo do tempo. Quando iniciado o Guardião da Saúde contava com equipamentos disponíveis somente na Clínica da Família, UPA Vetor Oeste e as Novas UBSs Tulipas e Maringá. Em 2019 as avaliações ‘Ótimo’ e ‘Bom’ somavam 75%. E nos anos de 2020 e 2021 o percentual foi de 80%. “O investimento em Saúde é prioridade da gestão. O Guardião da Saúde é o canal direto de comunicação da população com a gestão, avaliando e apontando o que está correto e o que precisa melhorar. E as medidas são tomadas imediatamente”, comenta o prefeito Luiz Fernando Machado.

Atualmente, 16 serviços contam com o Guardião da Saúde. A mais recente a ter o sistema instalado foi a Nova UBS Retiro, que apresentou crescimento na avaliação dos serviços a partir dos investimentos no espaço e na equipe. De acordo com a corretora de imóveis e moradora no Jardim Samambaia, Stefani Pires, é usuária do serviço de saúde pública de Jundiaí há seis anos. “Minha mãe frequenta o serviço mais vezes que eu e notou a diferença no atendimento. Eu também notei o novo sistema de avaliação e aprovei a iniciativa”, detalha.

“O sistema de avaliação do serviço é essencial para que possamos avançar, qualificar e entregar o serviço de excelência para a população. Todas as indicações são recebidas em tempo-real pela gestão, e, a qualquer alteração os indicação de necessidade é feita a intervenção com a equipe para a solução”, detalha o gestor da Unidade de Gestão de Promoção da Saúde (UGPS) Tiago Texera.

Ao todo, desde o início da avaliação, 129,8 mil avaliações foram registradas no sistema. (Com informações da AI da PMJ)


Publicada em

Leia mais sobre , , , , ,


 
Olá, eu sou a CIA, a colaboradora virtual da CIJUN
mostrar/esconder

FAQ

« voltar

Oi, eu sou a CIA, colaboradora virtual da CIJUN. Qual a sua dúvida?

Somos especializados em tecnologias inovadoras para atender a administração pública.
Nossa diretoria é composta por 4 diretores nas áreas: Administrativa/Financeira, Técnica, Infraestrutura, Jurídica.

Nosso presidente atualmente é Amauri Marquezi de Luca.
Os apps desenvolvidos para diferentes municípios, Portal de Empregabilidade, soluções para o Terceiro Setor, e o Observatório Jundiaí, que é uma plataforma com indicadores disponíveis de acordo com o Desenvolvimento Sustentável da ONU, são alguns exemplos.

Quer saber mais sobre nosso portfolfio? Clique em nosso menu.
Recebemos diversas premiações desde 2017.

Consulte em nosso site para saber todos os detalhes!