Antigo, mas pouco conhecido pelo cidadão comum, o website “Have I Been Pwned?” permite ao usuário da internet verificar se seus dados pessoais foram comprometidos por vazamento de dados.
O website coleta e analisa informações sobre bilhões de contas vazadas e permite que os usuários pesquisem suas próprias informações digitando seu nome de usuário, endereço de e-mail ou senha. Ele permite, também, que o usuário interessado se inscreva para ser notificado, além de recomendar “parceiros” com soluções ditas como eficientes para proteger os dados e senhas dos usuários.
O website tem sido amplamente apontado como um valioso recurso para os usuários da internet que desejam proteger sua própria segurança e privacidade já que fornece detalhes sobre cada violação de dados, incluindo quais os dados do usuário que foram vazados. Mas há informações de que o website não inclui os vazamentos criminosos, ou seja, de empresas invadidas.
Para o assessor de Segurança da Informação da CIJUN, Hildemar Baldan, o site, embora esteja todo em inglês é bem intuitivo e fácil de navegar. Na hora consultar sua senha, contudo, fique atento se a resposta for positiva. Neste caso é fundamental que você altere suas senhas em todos os serviços apresentados na consulta e também nos demais que utiliza da mesma senha.
E lembre-se: “Alterar suas senhas periodicamente, não reutilizar as mesmas senhas em vários sites; utilizar senhas-frases; utilizar com maiúsculas, números e símbolos ou ainda utilizar um banco de senhas, podem ser fundamentais para que não haja problemas futuros”, avisa Baldan. (Colaborou: Beatriz Bevilacqua D’Auria/ Foto: Reprodução Internet)
Quer saber mais sobre o site?
Confira: haveibeenpwned.com
Fonte: https://en.wikipedia.org/wiki/Have_I_Been_Pwned%3F
Publicada em
Leia mais sobre dados, Segurança, segurança da informação, vazamento