Como verificar se seus dados pessoais foram vazados na Internet?

Antigo, mas pouco conhecido pelo cidadão comum, o website “Have I Been Pwned?” permite ao usuário da internet verificar se seus dados pessoais foram comprometidos por vazamento de dados.

O website coleta e analisa informações sobre bilhões de contas vazadas e permite que os usuários pesquisem suas próprias informações digitando seu nome de usuário, endereço de e-mail ou senha. Ele permite, também, que o usuário interessado se inscreva para ser notificado, além de recomendar “parceiros” com soluções ditas como eficientes para proteger os dados e senhas dos usuários.

O website tem sido amplamente apontado como um valioso recurso para os usuários da internet que desejam proteger sua própria segurança e privacidade já que fornece detalhes sobre cada violação de dados, incluindo quais os dados do usuário que foram vazados. Mas há informações de que o website não inclui os vazamentos criminosos, ou seja, de empresas invadidas.

Para o assessor de Segurança da Informação da CIJUN, Hildemar Baldan, o site, embora esteja todo em inglês é bem intuitivo e fácil de navegar. Na hora consultar sua senha, contudo, fique atento se a resposta for positiva. Neste caso é fundamental que você altere suas senhas em todos os serviços apresentados na consulta e também nos demais que utiliza da mesma senha. 

E lembre-se: “Alterar suas senhas periodicamente, não reutilizar as mesmas senhas em vários sites; utilizar senhas-frases; utilizar com maiúsculas, números e símbolos ou ainda utilizar um banco de senhas, podem ser fundamentais para que não haja problemas futuros”, avisa Baldan. (Colaborou: Beatriz Bevilacqua D’Auria/ Foto: Reprodução Internet)

Quer saber mais sobre o site?

Confira:  haveibeenpwned.com  

Fonte: https://en.wikipedia.org/wiki/Have_I_Been_Pwned%3F

 


Publicada em

Leia mais sobre , , ,


 
Olá, eu sou a CIA, a colaboradora virtual da CIJUN
mostrar/esconder

FAQ

« voltar

Oi, eu sou a CIA, colaboradora virtual da CIJUN. Qual a sua dúvida?

Somos especializados em tecnologias inovadoras para atender a administração pública.
Nossa diretoria é composta por 4 diretores nas áreas: Administrativa/Financeira, Técnica, Infraestrutura, Jurídica.

Nosso presidente atualmente é Amauri Marquezi de Luca.
Os apps desenvolvidos para diferentes municípios, Portal de Empregabilidade, soluções para o Terceiro Setor, e o Observatório Jundiaí, que é uma plataforma com indicadores disponíveis de acordo com o Desenvolvimento Sustentável da ONU, são alguns exemplos.

Quer saber mais sobre nosso portfolfio? Clique em nosso menu.
Recebemos diversas premiações desde 2017.

Consulte em nosso site para saber todos os detalhes!