Fórum Jundiaí 2050 discute cidades inteligentes

A tecnologia  foi tema ontem de mais um encontro do Fórum Jundiaí 2050, que começou o mês passado. Com auditório lotado, no Paço Municipal de Jundiaí, a  presidente da Microsoft, Tania Cosentino, e o vice-presidente do Programa Executivo do Gartner América Latina, Aurelio Bastos falaram da humanização da tecnologia, dos desafios, da empregabilidade, projetos educacionais e cidades inteligentes. Jundiaí tem se destacado muito nesse cenário graças ao trabalho que a CIJUN vem realizando. A mediação do encontro foi realizada pelo gestor de Governo e Finanças, José Antonio Parimoschi. A diretoria da CIJUN esteve presente no Fórum, assim como alguns colaboradores.

Ao final, foi aberto para perguntas aos palestrantes

A presidente da Microsoft salientou que a missão da empresa é promover um ambiente sustentável, com desenvolvimento econômico. Ela ressaltou que, hoje, todas as empresas são de tecnologia. “O cidadão tem os serviços na palma da mão e, com o advento da nuvem (onde se armazenam dados), há mais condições de acesso aos serviços.” A democratização, a privacidade dos dados e empoderamento são os princípios da empresa. Por conta disso, a falta de formação de mão de obra no Brasil é grande preocupação. “O setor tem 30% de vagas em aberto. E, quando as universidades brasileiras graduam o aluno, muitos vêm com formação em tecnologia deficitária.”

A educação de ponta, com a iniciação à programação, ainda no ensino fundamental, seria uma alternativa para o futuro. “Precisamos educar agora se quisermos nos destacar.” Ela afirmou, ainda, que o impacto da inteligência artificial no Brasil poderá fazer com que o PIB cresça 6% nos próximos anos.

A Microsoft também vem desenhando softwares para inclusão de pessoas com deficiência, com ajuda da realidade virtual. Em um deles, o deficiente visual consegue ter condições de leitura de imagens e diagramas. Aurélio Bastos mostrou também realidades de várias cidades do mundo e o que cada uma, com sua vocação, tem feito com a ajuda da tecnologia. “A tecnologia tem de estar à serviço das pessoas, senão perde o sentido”, finaliza. Ao final, foi aberto para perguntas dos participantes, que puderam também interagir em uma pesquisa com um totem colocado no espaço. O próximo encontro do Fórum acontece no dia 21.

https://www.youtube.com/watch?v=hukqRTbBtBE


Publicada em

Leia mais sobre , , ,


 
Olá, eu sou a CIA, a colaboradora virtual da CIJUN
mostrar/esconder

FAQ

« voltar

Oi, eu sou a CIA, colaboradora virtual da CIJUN. Qual a sua dúvida?

Somos especializados em tecnologias inovadoras para atender a administração pública.
Nossa diretoria é composta por 4 diretores nas áreas: Administrativa/Financeira, Técnica, Infraestrutura, Jurídica.

Nosso presidente atualmente é Amauri Marquezi de Luca.
Os apps desenvolvidos para diferentes municípios, Portal de Empregabilidade, soluções para o Terceiro Setor, e o Observatório Jundiaí, que é uma plataforma com indicadores disponíveis de acordo com o Desenvolvimento Sustentável da ONU, são alguns exemplos.

Quer saber mais sobre nosso portfolfio? Clique em nosso menu.
Recebemos diversas premiações desde 2017.

Consulte em nosso site para saber todos os detalhes!