Ação do poder público e iniciativa privada transforma bairro de Jundiaí

Pelas mãos de cerca de 60 artistas locais e da capital e com reconhecimento internacional, Jundiaí ganhou um novo cartão postal: o “Beco da Fepa” – inspirado no Beco do Batman de São Paulo. A intervenção artística no muro, com 140 metros de extensão e 3 metros de altura da empresa Solistica, ocorreu no último domingo (13), com a participação de crianças, jovens e adultos da comunidade. A iniciativa fez parte do projeto Fepasa Viva, que foi lançado em agosto de 2018.

O objetivo foi empoderar a comunidade do bairro. Todas as atividades desenvolvidas são articuladas por meio da Rede Jundiaí de Cooperação, sendo viabilizadas por parceiros, como o Sistema S (Sesi, Sesc, Senai, Senac e Sebrae), Fundo Social de Solidariedade, Unidades de Gestão da Prefeitura, Projeto Estudar, Proempi (Associação das Empresas e Profissionais do Setor Imobiliário de Jundiaí e Região) e CIJUN (Companhia de Informática de Jundiaí). Além de dezenas de cursos, que impactaram mais de 200 famílias e registraram mais de R$ 200 mil de investimentos de parceiros, foi disponibilizada pela Cijun na região da Casa Verde e Casa Azul, a implantação de internet gratuita, o que custou R$ 58 mil.

Ação uniu dezenas de artistas da cidade e da região

O que era cinza rapidamente ganhou cores e vida. Em cada desenho, um pouco da história do Jardim Fepasa, onde moram cerca de 380 famílias e 1800 pessoas. “Chegamos ao bairro por causa de uma questão específica e vimos que era preciso ampliar. Reunimos o poder público com o privado e a comunidade para dialogar. Foi feito um planejamento, iniciando com cursos, visando a empregabilidade. Continuamos o processo, chegando hoje ao Beco da Fepa, que é o sinal da transformação da comunidade. Um dos objetivos da gestão do prefeito Luiz Fernando é a mudança positiva da comunidade, partindo também das mãos dos moradores e contando com auxílio da iniciativa privada, juntamente com o Poder Público”, explica o gestor de Governo e Finanças, José Antonio Parimoschi.

Apoiando a ideia desde o início, o coordenador do Tauste Social, Guilherme Cunha, destacou que esse é um grande passo que o bairro dá. “Nosso lema é: juntos podemos mudar uma história. O Jardim Fepasa estava precisando valorizar seus artistas e seus moradores. Estamos satisfeitos em ver o que está ocorrendo com nossos vizinhos.”

Satisfação

Em meio a tanta história, uma imagem que a cada pincela chamava a atenção era a de Tomé Zabelê, músico e líder comunitário que marcou a história do Jardim Fepasa. Um dos responsáveis pela homenagem, pedida pelos moradores, foi o artista Twilê Jorge. “Está sendo muito gratificante participar, deixar grafado o Tomé aqui. Muitas crianças ainda não sabem o que ele fez pela comunidade. Será a oportunidade de conhecer e valorizar sua trajetória. ”

Para o artista plástico Didu Losso, patrocinado pelo Tauste Social, a ação, mais do que deixar o espaço bonito, também promoveu a união. “A arte é capaz de promover união, amor e dignidade. Temos aqui artistas da capital e locais, de diversas modalidades, dando o seu melhor, dando vida, esperança e progresso para esse bairro. Estou feliz por participar dessa transformação.” (Texto e fotos: Prefeitura de Jundiaí)

Leia mais sobre , ,