A DAE Jundiaí apresentou na manhã desta terça (19) a acessibilidade do seu site oficial: a tecnologia Hand Talk, com tradução em libras de todo o conteúdo da sua página. A CIJUN foi a responsável pela implantação da ferramenta. Além do site da DAE, o da prefeitura de Jundiaí também tem o dispositivo há 5 meses.
A apresentação contou com as presenças do presidente da DAE, Eduardo Palhares, de representantes da Ateal – Associação Terapêutica de Estimulação Auditiva e Linguagem, Conselho da Pessoa Portadora de Deficiência e imprensa.
Desde que a CIJUN (Companhia de Informática de Jundiaí) implantou o sistema junto a Hand Talk (empresa referência no segmento) no site da prefeitura de Jundiaí, por exemplo, as traduções em libras só aumentam. Segundo a Hand Talk, o site da prefeitura de Jundiaí está entre os 20 sites mais acessados em libras dessa plataforma. Teve uma média mensal de 78 mil palavras traduzidas em 2018. E nos últimos 30 dias, porém, o site registrou um aumento considerável: mais de 111 mil traduções.
Hoje apenas 2% dos sites brasileiros possuem acessibilidade digital. Erika Sarti, do time da Cijun, explicou aos presentes como funciona a ferramenta e sua funcionalidade.
Publicada em
Leia mais sobre hand talk, LIBRAS, sites, Tecnologia