A CIJUN faz parte de uma comitiva de Jundiaí que participa, esta semana, da ‘Missão de Prefeitos’ da Frente Nacional para Prefeitos (FNP), que acontece até sexta-feira, dia 14. O objetivo é conhecer e trocar experiências com o que de melhor se tem na Europa, em termos de política de inovação.
Portugal, sede do encontro, destaca-se pelas importantes transformações digitais e iniciativas nas áreas de mobilidade, fomento de startups, etc.
A partir desta segunda, dia 10, o presidente da CIJUN, Amauri Marquezi, e gestores da prefeitura de Jundiaí, José Antônio Parimoschi, de Governo e Finanças, o de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia, Cristiano Lopes, e o assessor especial de Cooperação Internacional da Prefeitura, Sami Mansour, farão visitas técnicas a Matosinhos, Guimarães, Braga e Aveiro, junto a outras autoridades de diversos municípios brasileiros.
A agenda vai contemplar encontros no Centro de Engenharia e Desenvolvimento de Projetos Inovadores Sustentáveis, na Associação de Municípios para Gestão de Resíduos do Grande Porto, Aveiro Tech City – que é um programa municipal que reúne pessoas, empresas, institutos e soluções de última geração tecnológica para redefinir como viver e trabalhar nesta realidade digital conectada, entre outros.
O grupo vai visitar ainda na cidade do Porto, a Porto Innovation Hub, uma associação também destinada à área de tecnologia da informação e comunicação. A Porto Digital é uma peça importante no desenho e implementação de estratégias e políticas nas áreas de cidades inteligentes. “As soluções que desenvolvemos tem como objetivo melhorar a vida das pessoas. Em Portugal é uma grande oportunidade de trocar experiência e trazer o que de mais moderno existe na área”, acredita Marquezi.
A internacionalização de Jundiaí vem se fortalecendo a cada dia. A articulação internacional tem sido feita de forma efetiva também por conta da notoriedade global que Jundiaí alcançou em diferentes setores nos últimos cinco anos. Para exemplificar, o município recebeu, por duas vezes, o reconhecimento do estudo feito pelo Financial Times em que nos posiciona como a melhor do Brasil e entre as melhores das Américas para investimento internacional.
Além disso, ano passado, na área do desenvolvimento econômico, Jundiaí ultrapassou fronteiras com o lançamento da revista digital ‘Jundiaí, a Melhor Cidade do Brasil’, apresentadas na Smart City Expo World Congress (SCEWC), maior feira de cidades inteligentes do mundo, em Barcelona (Espanha); na Cloud Expo Europe, em Paris (França), e na Feira dos Prefeitos e dos Governos Locais, também em solo francês. Em dezembro, Jundiaí foi representada pelo prefeito Luiz Fernando Machado na Cúpula das Mercocidades, em Montevidéu, no Uruguai. O encontro reuniu representantes de mais de 70 municípios de nove países sul americanos.
E em março deste ano, a cidade promoveu o 1º Encontro Brasileiro Cidades das Crianças e Fórum Internacional das Infâncias. O Encontro contou com a presença de convidados ilustres, como: o pedagogo italiano e fundador da Rede Internacional Cidade das Crianças, Francesco Tonucci; a coordenadora da Rede Latino-Americana, Lorena Morachimo; a coordenadora da Rede Argentina, Paula Querido; além de visitantes e autoridades de outras cidades brasileiras e do exterior, para participações em painéis, fóruns e visitas monitoradas a equipamentos públicos municipais.
Publicada em
Leia mais sobre cidade inteligente, cijun, internacionalização, jundiai, transformação digital, transformação digital para governos