Com adesão da Prefeitura ao Sistema de Notificação Eletrônica (SNE), condutor de veículo pode solicitar o desconto, reconhecendo a infração.

Um trabalho conjunto da Companhia de Informática de Jundiaí (Cijun) e da Secretaria Municipal de Mobilidade e Transporte (SMMT) resultou na adesão da Prefeitura ao Sistema de Notificação Eletrônica (SNE), vinculado à Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran), possibilitando que os motoristas autuados em vias municipais por qualquer infração peçam desconto de 40% no valor das multas.
Para isso, são necessários alguns pré-requisitos básicos. O primeiro é solicitar o desconto no site Gov.br ou pelo aplicativo do SNE. Neste último caso, basta entrar em qualquer loja virtual e digitar na busca “Carteira Digital de Trânsito”. Todas as infrações de trânsito, aplicadas a partir de 1º de julho de 2025, são passíveis do pedido do desconto, mas elas não devem ter sido questionadas via recurso por parte do condutor. A partir do momento em que o motorista adere ao plano de desconto ele reconhece a infração e, por isso, não pode recorrer dela, assumindo os pontos na CNH e a própria multa.
O pedido de abatimento no valor da multa só pode ser feito até 30 dias após a notificação de autuação. Além deste prazo (que é o mesmo para recorrer e para transferir pontos da CNH) o desconto não pode mais ser solicitado. Segundo Juliano Marçal, analista de negócios da Cijun, o contrato de adesão da Prefeitura com a Senatran foi firmado em 22 de setembro de 2025 e, até 15 de outubro, mais de 1.400 jundiaienses já haviam solicitado o abatimento de 40%. “O motorista deve ficar atento ao aplicativo ou ao Gov.br para ver se tem multas lavradas. A partir da adesão ao SNE, ele não mais receberá notificações de infrações de trânsito e boletos pelos Correios. Vai consultar e baixar os documentos digitalmente”, emendou Juliano.
Outra vantagem deste projeto impacta diretamente nos recursos municipais, de acordo com o analista da Cijun. “Com menos notificações e multas sendo impressas em gráfica e postadas nos Correios, estimamos uma economia anual de R$ 2 milhões para a Prefeitura de Jundiaí”, informou.
Para Michel Macahiba Domingues, diretor-presidente da Cijun, a integração do sistema de processamento de infrações de trânsito municipal ao SNE é um trabalho que traz diversos benefícios aos jundiaienses. “A parte técnica da adesão foi desenvolvida pela Cijun e, em seguida, passou pela homologação da Secretaria de Mobilidade e Transporte de Jundiaí. O Governo Municipal utiliza a tecnologia, em conformidade com a legislação de trânsito brasileira, para oferecer mais facilidades ao cidadão”, destacou Michel.
Marcio Carpi, Diretor Técnico de Sistemas da CIJUN, explica que “esta solução permitirá que o cidadão acompanhe suas multas de forma centralizada, pelo celular ou computador, sem a necessidade de aguardar o recebimento das notificações pelos Correios. A medida evita a perda de prazos, otimiza a gestão do tempo, garante acesso mais ágil às informações e ainda oferece o benefício do desconto”.
Jose Carlos Sacramone, secretário de Mobilidade e Transporte de Jundiaí, elogia a praticidade do processo de adesão ao SNE. “Além de trabalhar para melhorar a mobilidade e a segurança de motoristas, motociclistas e pedestres, buscamos produtos que facilitem a vida do munícipe”, completou Sacramone.
Publicada em
