Nos dias 4 e 5 de setembro aconteceu a 9ª edição do Connected Smart Cities & Mobility, no Centro de Convenções Frei Caneca, em São Paulo, e a CIJUN, mais uma vez, esteve presente. No primeiro dia do evento, Jundiaí foi protagonista devido à certificação ISO 37120 nível bronze conquistada junto à ABNT neste ano, além dos investimentos realizados em tecnologia. Já no segundo dia de atividades no Connected Smart Cities, Jundiaí foi destaque novamente e conquistou o Selo Connected Smart Cities nível prata. O reconhecimento indica que a cidade tem boas práticas em cidades inteligentes, se destaca pelo planejamento integrado e monitoramento constante da execução dos projetos, além de incentivar o desenvolvimento dos municípios no tema.
Para receber o selo, Jundiaí passou por uma avaliação de ações e níveis de envolvimento em seis diferentes dimensões: Planejamento da Cidade Inteligente, Governança da Cidade Inteligente, Tendência de evolução no Ranking Connected Smart Cities, Planejamento de Infraestruturas e Serviços de TIC, Maturidade para Parcerias e Ecossistema de Inovação. Os critérios foram definidos pela Plataforma Connected Smart Cities e Spin – Soluções Públicas inteligentes.
O assunto foi destaque também no painel “Cidades Participativas e Engajadas”, com participação do Gestor de Governo e Finanças, José Antonio Parimoschi. O presidente da CIJUN, Amauri Marquezi e a diretora Jurídica, Beatriz Bevilacqua D’Auria, também estiveram presentes a convite da ABES, Associação Brasileira de Softwares e da Anciti – Associação Nacional de Cidades Inteligentes.
Durante os dois dias, os presentes puderam participar de mais de 50 painéis temáticos para debater práticas e propostas de avanço de smart cities e da mobilidade urbana.
Os conteúdos foram distribuídos por 12 palcos simultâneos, em que os especialistas trataram de temas como cidades participativas e engajadas, cidades conectadas, cidades empreendedoras, cidades prósperas, urbanismo sustentável nas cidades, cidades humanas, resilientes e inclusivas, conectividade & integração, data analytics, tendências, mobilidade compartilhada, mobilidade ativa, veículos elétricos e mobilidade para as pessoas.
Publicada em