Uma importante ferramenta para melhorar a mobilidade dos cidadãos de Jundiaí, o aplicativo APP Jundiaí – que traz facilidades também em outras áreas, como segurança, educação e saúde – completa este mês dois anos e meio de bons serviços prestados à população. Com o recurso, as pessoas podem receber informações em tempo real, através do celular, na palma da mão. O aplicativo, lançado em abril de 2017, já teve, até o dia 22 de outubro deste ano, 47.825 donwloads realizados, sendo 37.157 da loja virtual Play Store, do Google, e 10.668 da App Store, da Apple. O crescimento foi de 181% em relação ao primeiro ano de implantação (16.982 downloads). Em 2018 foram 28.766 operações (69,3% a mais do que no ano anterior).
Investir na mobilidade é uma das prioridades da gestão do prefeito Luiz Fernando Machado e, por isso, foram desenvolvidos serviços como o “Push”, que existe desde o lançamento do aplicativo e, até hoje, de acordo com a Companhia de Informática de Jundiaí (Cijun), parceira da Prefeitura no projeto, faz parte da rotina de mais de 29 mil pessoas.
O Push permite ao usuário receber notificações com informações importantes para seu dia a dia: onde há acidentes de trânsito, interdição de vias, atrasos dos ônibus, mudança de itinerários das 310 linhas que servem a cidade, veículos incendiados e alagamento nas vias públicas causado por chuvas fortes, entre outras mensagens de interesse dos cidadãos. O conteúdo das notificações é de responsabilidade da Unidade de Gestão de Mobilidade e Transporte (UGMT) de Jundiaí.
“Nos dias de hoje, o acesso à internet pelo celular propicia a prestação de inúmeros serviços com rapidez e facilidade. Nada melhor que a pessoa ser avisada de uma determinada situação imprevista antes de usar o transporte público, para que possa buscar uma alternativa de deslocamento sem atraso em seu compromisso”, destaca a diretora da UGMT, Ana Paula Silva de Almeida.
Desde que o aplicativo foi lançado, o engenheiro ambiental David Halbig, de 38 anos, ele baixou o APP Jundiaí. Ele disse que recebe as notificações do Push e considera a ferramenta bastante útil.
“É mais prático interagir usando o celular do que o site da prefeitura, até pelo fato de a gente poder enviar fotos mostrando o problema que estamos comunicando. A foto muitas vezes fala mais que um relato por escrito”, conta.
David mora no Jardim Paulista e costuma se comunicar via aplicativo para mostrar, por exemplo, os buracos existentes nas ruas de seu bairro. “O APP Jundiaí faz com que o Poder Público tenha olhos para os problemas da cidade. Nós, cidadãos, devemos ficar mais perto da Prefeitura e a tecnologia nos permite isso”, emenda.
Avaliação
O APP Jundiaí vem sendo muito bem aceito pelos usuários: a avaliação média, em ambas as lojas, é de 3,95 (a nota máxima é 5) e a da Play Store atingiu a nota 4. O aplicativo é gratuito e com download disponível para os sistemas Android e IOS. Depois de instalado, é necessário realizar um cadastro simples, no qual o usuário informa seus dados pessoais.
Pelo APP Jundiaí, também é possível ter acesso à lista de medicamentos disponíveis nas unidades de saúde do município, comunicar ocorrências como assédio sexual, consultar o cardápio da merenda servida nas escolas de Jundiaí, denunciar maus tratos a animais e muito mais.
Segundo o presidente da Cijun, Amauri Marquezi, o aplicativo tem atualmente 124 serviços ativos. “Começamos com cerca de 40 serviços, número que triplicou em 30 meses de funcionamento. O mobile aproxima a população da administração”, ressalta Marquezi.
O uso da tecnologia em prol dos usuários do transporte público de Jundiaí também é possível graças a ferramentas como o aplicativo CittaMobi, que utiliza dados dos aparelhos de GPS instalados em 100% dos 310 ônibus do município para calcular quanto tempo o veículo passará por um ponto indicado pelo usuário.
Outra boa opção é o “Moovit”. Para acessá-lo, basta indicar a origem e o destino da viagem que o aplicativo apontará quais linhas fazem o trajeto, como acessá-las e o tempo estimado a ser gasto no deslocamento. (Com informações e fotos PMJ)
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