Jundiaí regulamenta rede de suporte para 5G

Lei, aprovada em 11 de setembro em Jundiaí, regulamentou a rede de suporte para o 5G em Jundiaí. Na prática, o 5G traz mudanças significativas para empresas e cidades, melhorando a produção industrial e levando mais rapidez às empresas de serviços, incluindo tecnologia. Com taxas de transferência de dados que podem chegar a 10 Gbps, o 5G permite downloads e uploads mais rápidos, streaming em alta resolução e menor tempo de carregamento.

A regulamentação é o primeiro passo para a chegada da tecnologia em Jundiaí, dependendo da intenção das operadoras, que têm até 2029 para atingir municípios menores.  O 5G beneficia indústrias, com a automação 4.0, que precisa do uso de tecnologia em tempo real, assim como recursos com realidade virtual ou aumentada, cirurgias remotas (com uso de tecnologia) e até mesmo carros autônomos ou os futuros eVtols (pequenas aeronaves sem tripulação).

Com maior capacidade, o 5G consegue conectar simultaneamente um número muito maior de dispositivos. Isso será fundamental para o avanço da Internet das Coisas (IoT), permitindo que dispositivos como sensores, câmeras, e dispositivos domésticos inteligentes funcionem de maneira mais eficiente.

Segundo o presidente da Cijun (Companhia de Informática de Jundiaí), Amauri Marquezi,  a lei foi bem redigida pelos técnicos, considerando as características do município. “Trabalhamos na construção da nova lei das antenas, considerando diversas dimensões. Como exemplo, introduzimos no texto a preocupação  em levar a tecnologia para áreas de nossa cidade hoje com baixa cobertura ou qualidade dos sinais das operadoras de forma a priorizar a implantação nestas áreas. Outra estratégia, no sentido de acelerar a implantação da tecnologia, é a possibilidade de usar a capilaridade de nossa infovia digital e nesse sentido já estamos em processo de tratativas junto a algumas operadoras.”

O gestor de Finanças da Prefeitura de Jundiaí, Jones Martins, afirma que Jundiaí já avançou na legislação. “A instalação de novas antenas e equipamentos esbarra em questões regulatórias, especialmente em cidades que possuem legislações rígidas sobre a ocupação de espaço urbano. Jundiaí avançou nisso e já possui sua lei atualizada em setembro de 2024”.

Para Alexandre Borin,  co-fundador da Prestus e da comunidade de inovação Grape Valley – Jundiaí,  o 5G vai além do seu uso tecnológico. “Quando falamos de 5G, não estamos falando apenas de habilitar tecnologias como Internet das Coisas (IoT) e Cidades Inteligentes (Smart Cities). Estamos falando de viabilizar serviços e negócios inovadores, e a inovação gera empregos, tech-startups e ainda mais riqueza para a cidade.”

Se Jundiaí já deu um grande passo, ainda há muito a fazer no contexto nacional. As operadoras precisam cumprir as propostas do leilão do 5G, de 2021, implantando uma nova infraestrutura, especialmente com a instalação de antenas e pequenas células (small cells). O 5G usa frequências mais altas, que têm menor alcance, por isso serão necessárias muitas antenas em áreas urbanas densas para garantir a cobertura, com expansão de redes a partir das grandes capitais.

Ainda na infraestrutura, a conectividade 5G depende também de uma infraestrutura robusta de fibra óptica para interligar as estações base. E, por último, o consumidor deve ter um aparelho compatível para a nova tecnologia. ( Informações: Jornal de Jundiaí)


Publicada em

Leia mais sobre , , , , ,


 
Olá, eu sou a CIA, a colaboradora virtual da CIJUN
mostrar/esconder

FAQ

« voltar

Oi, eu sou a CIA, colaboradora virtual da CIJUN. Qual a sua dúvida?

Somos especializados em tecnologias inovadoras para atender a administração pública.
Nossa diretoria é composta por 4 diretores nas áreas: Administrativa/Financeira, Técnica, Infraestrutura, Jurídica.

Nosso presidente atualmente é Amauri Marquezi de Luca.
Os apps desenvolvidos para diferentes municípios, Portal de Empregabilidade, soluções para o Terceiro Setor, e o Observatório Jundiaí, que é uma plataforma com indicadores disponíveis de acordo com o Desenvolvimento Sustentável da ONU, são alguns exemplos.

Quer saber mais sobre nosso portfolfio? Clique em nosso menu.
Recebemos diversas premiações desde 2017.

Consulte em nosso site para saber todos os detalhes!