Munícipe pode monitorar obras da Ozanan e Corrupira em tempo real

A CIJUN é a responsável pelo gerenciamento das imagens e por todo o
projeto de videomonitoramento espalhado pela cidade

Alinhado aos conceitos de transparência implantados na gestão, a Prefeitura de Jundiaí dá a oportunidade a qualquer munícipe que queira acompanhar o andamento das principais obras em andamento. Em parceria com a Companhia de Informática de Jundiaí (CIJUN), foram instaladas câmeras de videomonitoramento em tempo real, nas obras de prolongamento da avenida Antonio Frederico Ozanan e no novo viaduto do Corrupira. Elas podem ser acessadas pelo Observatório Jundiaí, na aba “entregas”.

O prolongamento da avenida Antônio Frederico Ozanan é a  maior obra de mobilidade de Jundiaí e segue em ritmo acelerado, com 55% de execução. A câmera está instalada próxima à ponte estaiada. O investimento é de R$ 143 milhões, sendo R$ 100 milhões do Governo do Estado e R$ 43 milhões da Prefeitura. O viaduto do Corrupira também está com 55% de execução. O investimento é de R$ 13 milhões, fruto de um Estudo de Impacto de Vizinhança (EIV). A Prefeitura fará o aporte de R$ 7 milhões e o setor privado (parceria com a Construtora Santa Ângela), R$ 6 milhões.

“Os investimentos em tecnologia são feitos para fortalecer a transparência nas ações de entregas para a população . As câmeras instaladas nas principais obras ajudam o munícipe a acompanhar o desenvolvimento de cada uma delas e também fiscalizar o destino dos impostos pagos. É o princípio da transparência sendo cumprido”, comenta o Prefeito Luiz Fernando Machado.

Além delas, outras obras que estão com câmeras de monitoramento 24 horas são o Centro Integrado de Emergência e Segurança (CIES), Pronto Atendimento e Clínica da Família da Ponte São João e o Ambulatório Médico de Especialidades e Diagnóstico (AMED) e Pronto Atendimento da Vila Progresso. “É importante pois o morador acompanha e fiscaliza se a obra está indo bem e quando ela será entregue. A tecnologia tem ajudado bastante na transparência da administração”, acredita o presidente da CIJUN, Amauri Marquezi.

A CIJUN é a responsável pelo gerenciamento das imagens e por todo o projeto de videomonitoramento espalhado pela cidade. Além das imagens, a população tem acesso no portal às informações sobre o total de execução de cada etapa das obras, valores de investimento, fontes de recurso, entre outros.

Observatório Jundiaí

O Observatório Jundiaí é uma das principais ferramentas do Governo e vai além do detalhamento das obras. Desenvolvido pela  CIJUN, em parceria com a Unidade de Gestão de Governo e Finanças (UGGF),  o portal conta com 386 indicadores vinculados aos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODSs), formulados pela ONU, que revelam as condições sociais, econômicas e outras dimensões da cidade, como dados das áreas de Saúde, Educação, Transporte, Segurança, Economia, entre outras. O Observatório também agrega 100 indicadores voltados à Primeira Infância, incluindo dados sobre a cobertura de vacinas, saúde bucal, internações e matrículas escolares. ( Com informações e foto: PMJ)

Leia mais sobre , , , ,