O Centro Integrado de Emergência e Segurança (CIES), em Jundiaí, começará a ser ocupado no próximo mês de novembro. Nele, estarão a sede da Unidade de Gestão de Segurança Municipal (UGSM), Guarda Municipal, Defesa Civil, Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), Serviço de Atendimento a Pacientes Especial e Crônico (SAEC), e do Centro Integrado de Comando e Controle (CICCOM).
O CICCOM terá alta tecnologia. O investimento previsto foi de R$ 15 milhões, mas será um dos mais completos do País. Com câmeras de monitoramento de reconhecimento de placas de veículos e identificação de movimento de pessoas, drones e sistemas avançados, o espaço terá como objetivo monitorar toda a cidade. A CIJUN será a responsável pela tecnologia do CICCOM.
O complexo todo é um dos mais modernos de urgência e emergência do Brasil. Teve investimentos acima de R$ 100 milhões e operacionalização conjunta. “Pelo porte, a alocação será feita em etapas, a começar em novembro”, antecipou o prefeito Luiz Fernando Machado, durante visita ao local no final de outubro.
“A tecnologia é equivalente às instaladas em capitais como Salvador, Rio de Janeiro, por exemplo. Os softwares disponibilizarão dados analíticos, como contagem de pessoas, fluxo, orientação e monitoramento de situações, como esquecimento de objetos, entre outros”, reforçou o presidente da CIJUN, Amauri Marquezi.
Publicada em
Leia mais sobre cidade inteligente, jundiai, Prefeitura de Jundiaí, Segurança, Tecnologia, transformação digital