O Senac de Goiânia realizou, na última quinta-feira, dia 22, o evento ‘Smart. GO Cidades Inteligentes’ onde reuniu gestores, estudiosos do tema e convidados. O objetivo principal era reunir cases importantes no modelo inovação e Smart City para elaborar um documento para ser entregue aos candidatos ao executivo da cidade de Goiânia, Goiás.
“As melhores ideias, práticas e como se faz para transformar um município em uma cidade inteligente têm de estar na pauta dos futuros prefeitos eleitos no próximo pleito”, disse ao abrir o evento, Marcelo Baiocchi, presidente da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de Goiás (Fecomércio-GO). O evento não foi político e sim da sociedade civil que quer ajudar a construir uma cidade mais tecnológica e inteligente. E Jundiaí, que fica a 56 km da capital paulista, foi considerada exemplo desse modelo. Quem apresentou as soluções tecnológicas foi o presidente da Companhia de Informática de Jundiaí (CIJUN), empresa de economia mista que provê tecnologia para a cidade, Amauri Marquezi. Antes, porém, o Chief Artificial Intelligence Officer da Revista Exame, Miguel Fernandes, deu uma aula sobre Inteligência Artificial.
O presidente da CIJUN falou de inspiração e transpiração. Mostrou, na prática, como a tecnologia pode ajudar o cidadão. Falou sobre os sistemas desenvolvidos para uso na Prefeitura de Jundiaí, que são mais de 230; dos aplicativos móveis e demais soluções que facilitam a vida do munícipe.
Hoje o aplicativo municipal de Jundiaí possui 144 funcionalidades e já ultrapassou 183 mil downloads e mais de 8 milhões de acessos desde sua criação em 2017. Jundiaí tem ainda um portal de empregabilidade cujo acessos passaram de 1,3 milhão, disponibilizando mais de 70 mil vagas de emprego. Marquezi mostrou também vários projetos desenvolvidos com ajuda da IA, tudo para atender também o cidadão.
“Hoje o nosso munícipe não precisa ir ao Paço Municipal, temos Jundiaí na palma da mão. Esse é o nosso propósito: fazer uma cidade melhor”, resumiu Marquezi lembrando que a CIJUN também presta serviços para cidades do entorno como Itupeva, Cajamar e Franco da Rocha. No próximo dia 30 de agosto, as mesmas soluções de Jundiaí serão apresentadas no evento do CONIP Digital, em Brasília.
Publicada em
Leia mais sobre cidade inteligente, goiania, jundiai, Prefeitura de Jundiaí, Tecnologia, transformação digital