A rotina de atendimento no Cadastro Único, antes da implantação do Sistema de Agendamento eletrônico desenvolvido pela CIJUN, em parceria com a Unidade de Gestão de Assistência de Desenvolvimento Social (UGADS), era feito através de distribuição de senhas.
As pessoas madrugavam na porta fazendo fila para conseguir uma das 60 senhas distribuídas por dia e o tempo para serem atendidas chegava a passar de 1h30 de espera, o que gerava muita insatisfação e reclamação.
O desenvolvimento do sistema de agendamento foi o que permitiu organizar o fluxo de trabalho no Cadastro Único e também, efetivar a realização das entrevistas dentro dos CRAS.
“O Cadastro único de Jundiaí sempre atuou de forma centralizada. As pessoas tinham que se deslocar dos seus territórios para serem atendidas no complexo Fepasa e, na maioria das vezes, não passavam pelos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) para receber um atendimento inicial. Com o sistema de agenda compartilhado entre todos os equipamentos da Assistência Social e a descentralização dos atendimentos para os CRAS, integramos nossos serviços. Fortalecemos o trabalho dos CRAS nos territórios e criamos alternativas para atendimento do Cadastro Único, evitando deslocamentos desnecessários e filas de espera.” – conta Maria Brant, Diretora de Vigilância Social.
Rodrigo Cardoso da Silva, na foto sendo atendido pela Diretora Maria Brant, nos informou que o agendamento foi feito através da internet, pela Assistente Social do abrigo onde mora e que foi atendido antes do horário agendado, o que o deixou muito satisfeito.
Publicada em
Leia mais sobre Cadastro Único, CRAS, Prefeitura de Jundiaí