Ação do poder público e iniciativa privada transforma bairro de Jundiaí

Pelas mãos de cerca de 60 artistas locais e da capital e com reconhecimento internacional, Jundiaí ganhou um novo cartão postal: o “Beco da Fepa” – inspirado no Beco do Batman de São Paulo. A intervenção artística no muro, com 140 metros de extensão e 3 metros de altura da empresa Solistica, ocorreu no último domingo (13), com a participação de crianças, jovens e adultos da comunidade. A iniciativa fez parte do projeto Fepasa Viva, que foi lançado em agosto de 2018.

O objetivo foi empoderar a comunidade do bairro. Todas as atividades desenvolvidas são articuladas por meio da Rede Jundiaí de Cooperação, sendo viabilizadas por parceiros, como o Sistema S (Sesi, Sesc, Senai, Senac e Sebrae), Fundo Social de Solidariedade, Unidades de Gestão da Prefeitura, Projeto Estudar, Proempi (Associação das Empresas e Profissionais do Setor Imobiliário de Jundiaí e Região) e CIJUN (Companhia de Informática de Jundiaí). Além de dezenas de cursos, que impactaram mais de 200 famílias e registraram mais de R$ 200 mil de investimentos de parceiros, foi disponibilizada pela Cijun na região da Casa Verde e Casa Azul, a implantação de internet gratuita, o que custou R$ 58 mil.

Ação uniu dezenas de artistas da cidade e da região

O que era cinza rapidamente ganhou cores e vida. Em cada desenho, um pouco da história do Jardim Fepasa, onde moram cerca de 380 famílias e 1800 pessoas. “Chegamos ao bairro por causa de uma questão específica e vimos que era preciso ampliar. Reunimos o poder público com o privado e a comunidade para dialogar. Foi feito um planejamento, iniciando com cursos, visando a empregabilidade. Continuamos o processo, chegando hoje ao Beco da Fepa, que é o sinal da transformação da comunidade. Um dos objetivos da gestão do prefeito Luiz Fernando é a mudança positiva da comunidade, partindo também das mãos dos moradores e contando com auxílio da iniciativa privada, juntamente com o Poder Público”, explica o gestor de Governo e Finanças, José Antonio Parimoschi.

Apoiando a ideia desde o início, o coordenador do Tauste Social, Guilherme Cunha, destacou que esse é um grande passo que o bairro dá. “Nosso lema é: juntos podemos mudar uma história. O Jardim Fepasa estava precisando valorizar seus artistas e seus moradores. Estamos satisfeitos em ver o que está ocorrendo com nossos vizinhos.”

Satisfação

Em meio a tanta história, uma imagem que a cada pincela chamava a atenção era a de Tomé Zabelê, músico e líder comunitário que marcou a história do Jardim Fepasa. Um dos responsáveis pela homenagem, pedida pelos moradores, foi o artista Twilê Jorge. “Está sendo muito gratificante participar, deixar grafado o Tomé aqui. Muitas crianças ainda não sabem o que ele fez pela comunidade. Será a oportunidade de conhecer e valorizar sua trajetória. ”

Para o artista plástico Didu Losso, patrocinado pelo Tauste Social, a ação, mais do que deixar o espaço bonito, também promoveu a união. “A arte é capaz de promover união, amor e dignidade. Temos aqui artistas da capital e locais, de diversas modalidades, dando o seu melhor, dando vida, esperança e progresso para esse bairro. Estou feliz por participar dessa transformação.” (Texto e fotos: Prefeitura de Jundiaí)


Publicada em

Leia mais sobre , ,


 
Olá, eu sou a CIA, a colaboradora virtual da CIJUN
mostrar/esconder

FAQ

« voltar

Oi, eu sou a CIA, colaboradora virtual da CIJUN. Qual a sua dúvida?

Somos especializados em tecnologias inovadoras para atender a administração pública.
Nossa diretoria é composta por 4 diretores nas áreas: Administrativa/Financeira, Técnica, Infraestrutura, Jurídica.

Nosso presidente atualmente é Amauri Marquezi de Luca.
Os apps desenvolvidos para diferentes municípios, Portal de Empregabilidade, soluções para o Terceiro Setor, e o Observatório Jundiaí, que é uma plataforma com indicadores disponíveis de acordo com o Desenvolvimento Sustentável da ONU, são alguns exemplos.

Quer saber mais sobre nosso portfolfio? Clique em nosso menu.
Recebemos diversas premiações desde 2017.

Consulte em nosso site para saber todos os detalhes!