App de treinamento aberto a toda população é apresentado em Jundiaí

A Unidade de Gestão de Esporte e Lazer (UGEL) de Jundiaí, em parceira com a Companhia de Informática de Jundiaí (Cijun), apresentou ao prefeito Luiz Fernando Machado, na manhã de segunda-feira (15), um aplicativo desenvolvido para atender os educadores esportivos no desenvolvimento de treinamentos. A ferramenta já está disponível nas lojas Apple Store e Play Store, em IOS e Android, para os educadores em geral, tanto do poder público quanto os particulares, com o nome PSE – Controle Carga e Treino.

O aplicativo do Programa ‘Esporte Inteligente’ é uma ferramenta para auxiliar no desenvolvimento e acompanhamento dos treinos com os atletas. Toda a construção teve a participação dos educadores da UGEL.

O objetivo é prescrever o treino e acompanhar o desenvolvimento dos atletas. O nome do protocolo é Percepção Subjetiva de Esforço (PSE), que sinaliza a percepção geral do atleta da carga realizada durante o exercício. Trata-se de um método de fácil aplicação e muita utilidade no contexto esportivo.

“O aplicativo tanto atende o atleta de rendimento quanto o cidadão que pratica o esporte como uma maneira de cuidar da saúde. Ter ferramentas científicas que permitam mensurar o grau de esforço é algo fundamental, entre outras coisas, para evitar lesões e para permitir que o rendimento seja cada vez melhor. Esse olhar para o esporte com sua devida atenção é o que nós da administração precisamos ter”, comentou o prefeito Luiz Fernando Machado.

“Esse aplicativo permite que o aluno responda num índice de 0 a 10 o grau de percepção do esforço e o grau de dificuldade, o que permite que o responsável pelo treinamento faça as adequações necessárias”, explica o educador esportivo Felipe Cunha.

“É uma ferramenta regida por princípios científicos, que permite um conhecimento do educador esportivo das necessidades específicas de cada atleta”, completa Bruno Mazzuco, também educador esportivo.

“A nossa missão na Cijun é sempre oferecer soluções que facilitem a vida das pessoas. Esse é mais um caso, bem específico da área esportiva, que hoje atende tantas pessoas”, disse o diretor-presidente da Cijun, Amauri Marquezi de Luca. ( Informações e fotos: PMJ)

Leia mais sobre , , , ,