TCE-SP: Jundiaí está entre as melhores cidades no Índice de Efetividade da Gestão Municipal (IEG-M)

Divulgado na última quinta-feira (18), o Índice de Efetividade da Gestão Municipal (IEG-M), realizado pelo Tribunal de Contas do Estado de São Paulo (TCE-SP), figura Jundiaí entre o seleto grupo de 52 municípios paulistas com a melhor nota no indicador que avalia a eficiência das políticas públicas em sete setores da administração, que são: saúde, planejamento, educação, gestão fiscal, proteção aos cidadãos (Defesa Civil), meio ambiente e governança em tecnologia da informação. Com a nota “B” no total geral, Jundiaí ganha destaque no quesito inovação e tecnologia, com a nota “A”, máxima do estudo.

De acordo com o gestor de Governo e Finanças (UGGF) José Antonio Parimoschi, a nota máxima alcançada no quesito Governança e TI, tem valor especial. “A pandemia impactou as cidades nos anos de 2020 e 2021. Esse período desafiador acelerou vários processos com o apoio da tecnologia. O sistema de teleinterconsulta, os mais de 130 serviços disponíveis no APP Jundiaí, o prontuário eletrônico, o sistema de alertas da infância, o Observatório que ampliou o número de indicadores disponíveis, os robustos investimentos em infraestrutura de T.I. através da CIJUN, foram algumas das ações realizados que trazem excelentes resultados para as pessoas e para a gestão”, reforça.

Os investimentos foram possíveis a partir da consolidação da infovia digital, implementada em toda a cidade, com mais de 400 km de fibra óptica, interligando todos os equipamentos públicos, a implantação de um novo Data Center, além de um novo Centro de Operações de Rede (NOC), que proporciona maior segurança na informação e distribuição de pontos com acesso gratuito à internet rápida para a população.

Índice

Criado em 2015, o IEG-M é gerado com base em dados fornecidos pelas cidades ao TCE-SP, referentes às aplicações realizadas no ano anterior. De maneira individualizada, todas as áreas avaliadas tiveram crescimento em relação ao ano passado, quando a cidade registrou o IEG-M “C+”.

“O planejamento e austeridade com que a administração de Jundiaí aplica os recursos para a entrega de serviço de excelência e qualidade de vida para as pessoas se reflete no indicador, divulgado pelo TCE, e no dia a dia de quem faz uso das Escolas Inovadoras, Novas UBSs, Clínica da Família, novos ônibus, novas avenidas e as inovações em serviços, na palma da mão”, comenta o prefeito Luiz Fernando Machado.

A evolução nos indicadores Fiscal, Saúde, Meio Ambiente e Governança em T.I somou-se à estabilidade da Educação e Planejamento para compor o resultado final entre os 644 municípios avaliados pelo Tribunal. As demais cidades ficaram com as notas “C+” (223) e “C” (369). ( Informações e foto: PMJ)


Publicada em

Leia mais sobre , , , , , , ,


 
Olá, eu sou a CIA, a colaboradora virtual da CIJUN
mostrar/esconder

FAQ

« voltar

Oi, eu sou a CIA, colaboradora virtual da CIJUN. Qual a sua dúvida?

Somos especializados em tecnologias inovadoras para atender a administração pública.
Nossa diretoria é composta por 4 diretores nas áreas: Administrativa/Financeira, Técnica, Infraestrutura, Jurídica.

Nosso presidente atualmente é Amauri Marquezi de Luca.
Os apps desenvolvidos para diferentes municípios, Portal de Empregabilidade, soluções para o Terceiro Setor, e o Observatório Jundiaí, que é uma plataforma com indicadores disponíveis de acordo com o Desenvolvimento Sustentável da ONU, são alguns exemplos.

Quer saber mais sobre nosso portfolfio? Clique em nosso menu.
Recebemos diversas premiações desde 2017.

Consulte em nosso site para saber todos os detalhes!