Tecnologia e sustentabilidade são destaques em Jundiaí em 2023  

De olho no futuro, Jundiaí alcançou em 2023 vários reconhecimentos nacionais e internacionais relacionados ao desenvolvimento sustentável e à tecnologia. No ano marcado mundialmente por extremos climáticos, a Terra da Uva mostra que investe em ações para reduzir os impactos e melhorar a qualidade de vida da população.  

“Os reconhecimentos recebidos por Jundiaí neste ano são frutos de trabalho incansável em direção à inovação. O investimento no desenvolvimento tecnológico vem acompanhado de progresso conjunto com setores fundamentais como a Educação e o Meio Ambiente, que atuam, juntos, em prol da melhoria da qualidade de vida na Cidade das Crianças.” destacou o Prefeito Luiz Fernando Machado. 

No ano de 2023, a cidade teve seus esforços direcionados à inovação e tecnologia reconhecidos em duas premiações nacionais: InovaCidade e ANCITI Awards 2023. O primeiro prêmio foi recebido em maio deste ano pelo projeto “Implantação do Software Alertas da Primeira Infância”. A plataforma operada pela Companhia de Informática de Jundiaí (Cijun) para a Prefeitura ficou entre os 32 vencedores do prêmio InovaCidade, promovido pela Smart City Business Brazil Congress (SCB-Br). 

Em novembro, Jundiaí foi premiada pelos seus projetos e soluções digitais, dessa vez no evento Smart Gov Brasil, organizado pela Associação Nacional das Cidades Inteligentes, Tecnológicas e Inovadoras (Anciti), no Rio de Janeiro. A premiação foi na categoria de Munícipios de até 500 mil habitantes, também com soluções da Cijun.  

“O trabalho realizado por Jundiaí em 2023 para se tornar cada vez mais uma cidade mais eficiente e integrada, que oferece agilidade, segurança e serviços de qualidade para os seus cidadãos. Os prêmios recebidos são o reconhecimento que o município merece, e são só a ponta do que está sendo desenvolvido.” destacou o gestor de Governo e Finanças, José Antonio Parimoschi.

Cidade sustentável  

No cenário da sustentabilidade, Jundiaí se destacou com o projeto “Água e Solo – Tamo Junto”, pela EMEB Irmã Flórida Mestag. O projeto vencedor nacionalmente pelo Prêmio Escolas Sustentáveis, realizado pela empresa e Fundação Santillana e pela Organização de Estados Ibero-Americanos para a Educação, a Ciência e a Cultura (OEI), foi originado de ação das crianças da unidade escolar, em busca da revitalização de área do bairro, onde hoje está localizado o Parque Urbano do Mato Dentro.

Na etapa nacional da premiação, a escola enfrentou cerca de 800 projetos inscritos na categoria. O prêmio nacional foi recebido no Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), em Brasília.  

“Uma educação inovadora e desemparedada pensa no futuro do nosso planeta. Para isso, é essencial ter uma educação que pensa para fora das paredes da sala de aula, que pode transformar não só o aprendizado como também o mundo a nossa volta”, comenta a gestora de Educação, Vastí Ferrari Marques. 

(Informações: PMJ)


Publicada em

Leia mais sobre , , , , ,