Uso de APP Jundiaí cresce 1.500% em 5 anos

O serviço público entrou de vez na transformação digital na última década. Jundiaí, entretanto, foi além e tem dado exemplo de Cidade Digital por onde quer que passe. A transformação começou em 2017 e em quase 6 anos, os avanços tecnológicos para facilitar a vida da população foram inúmeros. Hoje, o cidadão de Jundiaí tem um aplicativo (APP Jundiaí) com serviços municipais na palma da mão. De 2.113 no ano inicial, o aumento de downloads foi de mais de 170.000, o que resulta em aumento de pouco mais de 1.500% em cinco anos. Quase metade da população de Jundiaí tem o APP Jundiaí nos mobiles. O mesmo aconteceu com os serviços: de 61, subiram para 133. 

Os números, no entanto, são ainda mais grandiosos: as solicitações de serviços pelo  aplicativo saltaram de 157 para 71 mil, passando de 12 mil acessos para mais de 7 milhões até agora. “Isso mostra que estamos no caminho certo. Para dar transparência na administração e governança com excelência, temos que atender bem o munícipe. A tecnologia só faz sentido se tem um propósito: melhorar a vida das pessoas”, acredita Amauri Marquezi.

“Ser uma Cidade Inteligente é dispor de serviços de qualidade, de maneira fácil e acessível para toda a população. Jundiaí tem investido, desde 2017, para garantir a digitalização, e consequentemente, a agilidade na oferta de serviços. O resultado é o crescimento vertiginoso no uso dos sistemas, que facilitam, economizam tempo e reforçam a importância do desenvolvimento adequado à demanda de sistemas informatizados”, comenta o prefeito Luiz Fernando Machado.

Os avanços não pararam por aí. No portal da Prefeitura, as atividades também foram refinadas e a Carta de Serviços aumentou. A CIJUN criou o Sistema de Aprovação Eletrônica de Projetos de Obras (Saepro); Cadastro de Artistas; atendimento a Lei Aldir Blanc; cadastro, chipagem e gestão da castração de Pets; agendas digitais para Covid, para o Procon; Atendimento Jundiaí Empreendedor, Atendimento de obras e Utilização do Mundo das Crianças; Geoportal, Observatório Jundiaí e IPTU Eletrônico. Foram criados ainda o pagamento por pix dos tributos; acessibilidade por libras nos portais; FAQ e Assistente virtual no Covid; acesso ao Sistema Eletrônico de Documentos – SEI; Prontuário Social da Assistência e Desenvolvimento Social (UGADS); Prontuário Eletrônico da Saúde; Indicadores da Primeira Infância; serviços online da Fiscalização Tributária e o Portal Jundiaí Empreendedora que é um grande sucesso. 

No caso do portal de empregabilidade, mais de 10 mil pessoas já se recolocaram no mercado de trabalho graças à tecnologia desenvolvida no site que integra empresas da cidade e região com quem está à procura de uma vaga. Além disso, é importante ressaltar os investimentos na infraestrutura tecnológica – aquilo que ninguém enxerga. Hoje, por exemplo, Jundiaí tem quase 500 km de infovia digital que liga todos os próprios públicos e todo o sistema de monitoramento do município. Jundiaí tem ainda uma rede de wifi aplicada à população que dá a chance do munícipe se conectar onde quer que esteja: seja num terminal urbano, em uma unidade de saúde, um parque ou até mesmo em um velório municipal. Hoje são 114 pontos de wifi público na cidade. Isso sem contar o wifi disponível nos ônibus de transporte público.

Ederson Aparecido Godoi, 40 anos, trabalha na área de segurança privada e faz uso dos aplicativos da Prefeitura de Jundiaí e do sinal wifi disponível pelo sistema Conect@do diariamente. “Os aplicativos ajudam muito no dia a dia. Uso o transporte público e o sinal gratuito que tem nos terminais, nos parques e em outros espaços públicos possibilitam a comunicação rápida, seja para questões de trabalho ou conversas com familiares e até, para saber o horário dos ônibus”, comenta o rapaz.

O último sistema entregue e que também fará uma grande diferença na transparência da administração é o de Prestação de Contas para o Terceiro Setor. Esse sistema, também desenvolvido pela CIJUN,  tem o objetivo de simplificar o processo de prestação de contas das Organizações da Sociedade Civil (OSC’s), junto a Prefeitura de Jundiaí. A iniciativa visa cumprir a Lei 13.019/2014, que começou a vigorar nos municípios em 2017. Conhecida como MROSC ( Marco Regulatório das Organizações Sociais e Civis), ela trouxe uma série de inovações no trato entre a administração pública e as organizações do Terceiro Setor. O sistema foi desenvolvido pela Companhia de Informática de Jundiaí (CIJUN). “A CIJUN atua na busca pela melhoria da máquina pública em diversas frentes e áreas de atuação, por meio da inovação tecnológica. O desenvolvimento de novas tecnologias têm um único objetivo: trazer benefícios para as pessoas”, ressalta Marquezi.



 
Olá, eu sou a CIA, a colaboradora virtual da CIJUN
mostrar/esconder

FAQ

« voltar

Oi, eu sou a CIA, colaboradora virtual da CIJUN. Qual a sua dúvida?

Somos especializados em tecnologias inovadoras para atender a administração pública.
Nossa diretoria é composta por 4 diretores nas áreas: Administrativa/Financeira, Técnica, Infraestrutura, Jurídica.

Nosso presidente atualmente é Amauri Marquezi de Luca.
Os apps desenvolvidos para diferentes municípios, Portal de Empregabilidade, soluções para o Terceiro Setor, e o Observatório Jundiaí, que é uma plataforma com indicadores disponíveis de acordo com o Desenvolvimento Sustentável da ONU, são alguns exemplos.

Quer saber mais sobre nosso portfolfio? Clique em nosso menu.
Recebemos diversas premiações desde 2017.

Consulte em nosso site para saber todos os detalhes!