CIJUN reforça práticas de cibersegurança em parceria com o Gartner

O time da unidade de Segurança e Risco da CIJUN, composto pela Diretora Jurídica, Beatriz Bevilacqua D’Auria; assessor de Segurança da Informação, Hildemar Baldan, a analista de TI, Heglen Drezza, e a auditora interna, Claudia Almeida, participou esta semana de um evento do Gartner direcionado ao setor público focado em segurança no ambiente de governo. O Gartner é a maior e a mais influente empresa do mundo em pesquisa e aconselhamento em Tecnologia da Informação e Telecomunicações e caracteriza-se por sua independência e imparcialidade.

O executivo do grupo, Ricardo Dastis, apresentou as melhores práticas no que concerne à segurança da informação, cibersegurança e gestão de riscos. Mostrou ainda dados sobre os recentes ataques cibernéticos (com e sem vazamento de dados) sofridos por diferentes entes públicos.

De acordo com o estudo, 86% dos ataques decorrem de ações ou omissão de “Insiders” (pessoas da própria organização), motivo pelo qual os programas de conscientização e a incorporação de melhores práticas de segurança são pilares importantes de um projeto de transformação digital.

A fala do Executivo também foi bastante direcionada à necessidade de se entender a segurança da informação como item a ser tratado como questão da organização e não somente de segurança. Na opinião dele, mais do que manter as organizações seguras é importante possuir, bem estruturados, planos para responder e sair de um incidente.

O grupo finalizou apresentando a previsão do Gartner para os próximos anos, intensificando a tendência de unificação de plataformas sistêmicas, cultura de resiliência organizacional, serviços atrelados a requisitos de desempenho e foco em gestão de risco, começando pela alta administração.

Estiveram presentes, também, apresentando soluções e orientações do Gartner em segurança da informação  Rogério Vinícius, vice president, Enterprise IT Leaders at Gartner, e  James Zisblat, Regional Sales Director for Public Sector at Gartner, tendo o time da CIJUN sido acompanhado pela executiva de Contas da Gartner, Camila Dall’ Olio.

Ricardo Dastis, Heglen, Hildemar, Claudia, Beatriz, e Camila durante o evento

Publicada em

Leia mais sobre , , ,