CIJUN é citada em relatório da Austin Rating pela inovação tecnológica

Os dados foram apresentados no fim de agosto em reunião na Vila Arens

Jundiaí acaba de conquistar a segunda melhor nota na escala internacional de rating, um duplo A (brAA+) de longo prazo, pela empresa Austin Rating. A Austin Rating é uma agência classificadora de risco de crédito de origem brasileira. Foi a primeira empresa nacional a conceder ratings no Brasil. Além do pioneirismo na classificação de risco de crédito, a empresa se caracteriza pelo desenvolvimento de metodologia própria, a qual adapta padrões internacionais ao mercado financeiro nacional e suas particularidades. Em seu relatório, apresentado recentemente às autoridades da cidade, a CIJUN é citada por ser a responsável por “manter excelente infraestrutura operacional e de equipamentos que permitem o desenvolvimento de programas e sistemas que promovem a inovação tecnológica da administração municipal”.

De acordo com o relatório, a Prefeitura dispõe em seu portal de internet ( desenvolvido pela CIJUN) diversas opções de acesso aos serviços prestados, tanto ao munícipe, por meio do portal Serviços ao Cidadão, quanto ao empreendedor pelo portal ‘Balcão Empreendedor’. Os portais têm como objetivo assegurar maior transparência, e desburocratização dos processos de abertura e manutenção de empresas do município, bem como forncecimento de cadastro para serviços de crédito em parceriais com outras entidades.

O que significa essa classificação

“Temos em Jundiaí uma gestão de qualidade que busca a excelência. Organizar a casa e colocar as contas públicas em dia permitiu que a gente conquistasse essa posição na escala de rating. Essa avaliação externa gera credibilidade e serve para demonstrar nossas garantias para investir ainda mais em serviços e obras para a nossa população, em especial às nossas crianças, uma vez que somos a Cidade das Crianças”, afirmou em evento recente, o prefeito de Jundiaí, Luiz Fernando Machado.

Alguns dos fatores que levaram a cidade à segunda maior nota do rating foram os econômicos, sociais e principalmente os indicadores relacionados à Lei de Responsabilidade Fiscal, como o baixo nível de endividamento da Prefeitura. Isso quer dizer que o município tem alta capacidade para honrar seus compromissos fiscais e financeiros e investir em políticas públicas que promovem o desenvolvimento e a qualidade de vida dos moradores.

Graças a essa situação financeira saudável, Jundiaí conseguiu aprovar uma operação externa de financiamento de U$64 milhões. Os recursos serão investidos em mais de 30 ações nas áreas de mobilidade, com obras de infraestrutura viária, drenagem, acessibilidade, meio ambiente, economia criativa e cultura, educação, esporte e saúde, abrangendo todas as regiões do município, com o intuito de modernizar a infraestrutura da cidade e oferecer serviços públicos eficazes e sustentáveis.

(Informações: Prefeitura Municipal de Jundiaí)