Jundiaí inicia construção de Plano Diretor de Tecnologia da Informação

Rogério Alessi Rogério Alessi realizou apresentação da proposta a gestores

Com o foco em se tornar uma cidade cada vez mais inteligente e conectada, Jundiaí dá os primeiros passos para a construção do Plano Diretor de Tecnologia da Informação (PDTI) 2022-2025. O Instituto Inova Cidades, contratado para o estudo e confecção do documento, apresentou, na última segunda-feira (27), durante a reunião de plataforma com os gestores municipais, o escopo do trabalho, que será entregue em seis meses. A CIJUN estava presente.

O Plano definirá estratégias de tecnologia da informação (T.I.) para a administração para os próximos quatro anos e orientará a execução das ações do Plano Plurianual (PPA). O prefeito Luiz Fernando Machado destacou que o foco é usar a tecnologia a favor da população. “A ideia é ter um governo cada vez mais eficiente, conectado e com tecnologia para facilitar o atendimento aos munícipes.”

O chefe do Executivo destacou ainda que Jundiaí tem o programa Cidade Inteligente, com diversas ações de impacto positivo por meio da tecnologia nos serviços públicos. “Temos a telemedicina na saúde para agilizar exames e consultas, prontuário eletrônico dos pacientes, reconhecimento facial nas escolas, pontos de wi-fi nos parques e praças, além de mais 200 câmeras de vigilância e semáforos inteligentes.” 

O gestor de governo e Finanças, José Antônio Parimoschi, frisou a importância da implantação de inovações tecnológicas em Jundiaí. “A Cidade Inteligente tem que ser inclusiva, ou seja, para todos, e com a efetividade da entrega do serviço para o morador. O Plano Diretor de Tecnologia é mais um passo para uma cidade cada vez mais conectada.”

De acordo com o analista de sistemas e advogado Rogério Alessi, responsável pelo Instituto Inova Cidades, todos os gestores serão envolvidos no processo. “O PDTI vem para melhorar a governança e trazer maior efetividade às ações do PPA e Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO). Além disso, trará subsídio tecnológico para ações de governo e melhora indicadores de efetividade do Tribunal de Contas, por meio do Índice de Efetividade de Gestão Municipal IEGM).”

Segundo ele, o Plano Diretor de Tecnologia trará a modernização da infraestrutura de inovação e relação com o cidadão. Também desenvolverá ações de modernização de tecnologia por meio de um olhar estratégico. O trabalho abarca ainda o Campus Jundiaí, com um conjunto de ações estruturadas para auxiliar o pequeno empreendedor, transformando ideias em protótipos, produtos e empresas. “Essa capacitação pode ser revertida em novas empresas e, consequentemente, irá gerar empregos.”

O PDTI vem para atender a Lei do Governo Digital (14.129/21), que traz regras para aumentar a eficiência da administração pública, por meio da desburocratização, inovação, transformação digital e participação do cidadão. (Informações e foto: AI – PMJ)


Publicada em

Leia mais sobre , , , , , ,


 
Olá, eu sou a CIA, a colaboradora virtual da CIJUN
mostrar/esconder

FAQ

« voltar

Oi, eu sou a CIA, colaboradora virtual da CIJUN. Qual a sua dúvida?

Somos especializados em tecnologias inovadoras para atender a administração pública.
Nossa diretoria é composta por 4 diretores nas áreas: Administrativa/Financeira, Técnica, Infraestrutura, Jurídica.

Nosso presidente atualmente é Amauri Marquezi de Luca.
Os apps desenvolvidos para diferentes municípios, Portal de Empregabilidade, soluções para o Terceiro Setor, e o Observatório Jundiaí, que é uma plataforma com indicadores disponíveis de acordo com o Desenvolvimento Sustentável da ONU, são alguns exemplos.

Quer saber mais sobre nosso portfolfio? Clique em nosso menu.
Recebemos diversas premiações desde 2017.

Consulte em nosso site para saber todos os detalhes!