Startups visitam Jundiaí e elogiam inovação do município

Representantes de sete startups vindos de diversas partes do País – como Paraíba, Santa Catarina e Rio Grande do Sul – estiveram em Jundiaí ontem (11), reunidos com técnicos e gestores da administração municipal. Todas elas têm em comum o oferecimento de serviços ao setor público e vieram conhecer mais sobre suas respectivas áreas de atuação, com o objetivo de aprimorar seus produtos e serviços. A Companhia de Informática de Jundiaí participou do encontro e recebeu uma delas para visita técnica.

O contato com Jundiaí foi feito por meio da BrazilLab, organização do terceiro setor que trabalha com soluções de tecnologia para o setor público. Nathalia Doné, coordenadora de Inovação e Parcerias da BrazilLab, explica que Jundiaí foi escolhida para o “Field Day” (“Dia de Campo”, em tradução livre) por ser uma referência em inovação. “Escolhemos cidades parceiras que sejam notadamente de destaque para que as startups possam conhecer a ‘vida real’ “, afirmou. Além de Jundiaí, os representantes de startups também irão visitar outras três cidades: São José dos Campos, São Caetano e São Paulo.

Após o encontro no Paço, cada empreendedor foi visitar a unidade de seu interesse. Para o gestor adjunto de Governo e Finanças, Roberto Araújo, que recebeu e organizou as equipes, esta é uma oportunidade valiosa. “A administração Luiz Fernando Machado tem como um do seus pilares a inovação, e Jundiaí ser referência para a BrazilLab significa que o propósito de tornar a cidade em um importante ecossistema de tecnologia e inovação já é uma realidade”.

Praças, parques, UBS, tem wi-fi publico, somando 82 pontos

Para o diretor presidente da CIJUN, Amauri Marquezi, a iniciativa vem em encontro das atividades da Companhia em curso, para inovação do setor público. “A exemplo de outros projetos e ações, incentivamos ainda o empreendedorismo e estimulamos o desenvolvimento de soluções. Nosso objetivo é, acima de tudo, a melhoria da vida das pessoas, a geração de emprego e renda, tudo por meio da tecnologia .” , ressaltou.

Thiago Carvalho da NoLeak, de João Pessoa (PB), passou o dia conhecendo a CIJUN. Ele é criador da startup Wifi.Fí, de wi-fi público, e se disse admirado com a cidade. “Já visitei outras cidades, mas Jundiaí está de parabéns, porque conseguiu unir a infraestrutura e o pessoal de primeira linha”, afirmou.

Hoje Jundiaí tem 82 pontos de wi-fi público. A cada ano há um aumento de 100 mil novos usuários conectados no município.

Estiveram presentes, recebendo as startups, além do diretor-presidente da CIJUN; o gestor de Mobilidade e Transporte (UGMT), Silvestre Ribeiro; o superintendente da DAE, Eduardo Palhares; Jones Henrique Martins, diretor da Unidade Central de Entregas, além de técnicos da administração. As startups participantes foram, além da Sipremo e da Wifi.Fí, a OnCase, da área de saneamento, que esteve na DAE; NoLeak, que conheceu a CIJUN; InfrasolarAtman Systems e Fleeter (de mobilidade, que visitaram a UGMT e conheceram o sistema de transporte municipal.
(Informações e foto: da Prefeitura de Jundiaí)

Leia mais sobre , , ,