Mutirão do MEI, que começa nesta quarta, amplia número de serviços

Publicada em 04/11/2019 às 15:49

Se você é um trabalhador por conta própria e deseja se formalizar como Microempreendedor Individual (MEI) ou precisa regularizar a sua situação de MEI, a oportunidade chegou: entre quarta e quinta-feira (dias 6 e 7) o Mutirão do MEI será realizado no Complexo Fepasa, em Jundiaí. Esta edição terá serviços ampliados, incluindo a participação da Receita Federal, INSS, DAE e OAB, entre outros. O evento é realizado pela Prefeitura de Jundiaí, em parceria com a TV TEM (afiliada local da TV Globo), Sebrae, Associação Comercial e Empresarial (ACE), Sindicato do Comércio Varejista de Jundiaí (SINCOMERCIO) e DAE.

Estarão presentes ainda no evento entidades como a Companhia de Informática de Jundiaí (CIJUN), o Banco do Povo, Fundo Social de Solidariedade de Jundiaí (FUNSS), Departamento de Água e Esgoto do município (DAE), Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb), Junta Comercial do Estado (Jucesp), Procon,  SINCOMERCIO e TVTEC, além de todas as Unidades de Gestão do município envolvidas no processo de registro e formalização dos Microempreendedores Individuais e a ACE (consulta ao Serviço Central de Proteção ao Crédito – SCPC. Também será oferecida orientação fiscal e tributária pela Unidade de Gestão de Governo e Finanças.

Segundo o diretor do Departamento de Fomento ao Comércio e Serviços da Unidade de Gestão de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia (UGDECT), Júlio Cesar Durante, o principal objetivo da iniciativa é oferecer em um único local – o Poupatempo do Empreendedor – orientação, informação, a possibilidade de formalização como microempreendedor individual, regularização e encerramento das atividades.

Mutirão vai levar 2 dias e será aberto à população

O mutirão contará ainda com várias oficinas, com temas como terceirização, reforma trabalhista, trabalho intermitente, processos legais de contratação de empregados, educação fiscal e cidadania etc. “Este ano teremos um número maior de entidades e organizações participantes, que poderão auxiliar o cidadão em todas as áreas”, afirmou Júlio César.

Na opinião do prefeito Luiz Fernando Machado, o empreendedorismo é um caminho sem volta. Ele destaca que o Brasil tem hoje cerca de 38 milhões de pessoas vivendo na informalidade, e uma alternativa para reduzir estes números é oferecer a oportunidade para que estes trabalhadores possam se tornar microempreendedores individuais.

Entre os serviços que estarão disponíveis, podem ser destacados pesquisa e emissão da Certidão de Uso do Solo, orientação da Vigilância Sanitária, serviços do Balcão do Empreendedor (registros, alterações e baixas), consultas e regularização fiscal com a Receita Federal e esclarecimento de dúvidas previdenciárias.  O Complexo Fepasa fica na Av. União dos Ferroviários, 1760. O evento tem entrada franca e estará aberto ao público das 9h às 18h.

Link original: https://cijun.sp.gov.br/2019/11/mutirao-do-mei-que-comeca-nesta-quarta-amplia-numero-de-servicos/

Leia mais sobre , , , , ,