Na CIJUN, SEI gera economia de mais de 115 mil folhas de papel

Publicada em 14/06/2019 às 15:37

Servidores da Prefeitura Municipal de Piracicaba visitaram, esta semana, a sede da CIJUN. Membros de diversas secretarias e equipe de Tecnologia da Informação vieram conhecer o processo de implantação do SEI – Sistema Eletrônico de Informações. O objetivo deles foi ver de perto as funcionalidades do sistema em operação, entender as demandas e dificuldades no processo de implantação, e claro, as vantagens obtidas. Eles foram recebidos pelo diretor técnico, Celso Monteiro, que explicou todos os detalhes.

“A CIJUN foi pioneira e utiliza o sistema desde de 2015. Os benefícios já foram muitos:  até o momento foram gerados aproximadamente  70.000 documentos digitais e uma média de 115.000 folhas de papel economizadas na Companhia, fora os demais insumos como pastas, tonner, etc.”, pontua o diretor.

Implantação

O sistema agora está sendo implantado em toda a prefeitura. Este mês mais de 100 funcionários da Prefeitura Municipal de Jundiaí estão capacitados no SEI pela CIJUN.  A implantação da ferramenta de gestão documental na Prefeitura promete trazer também maior celeridade e transparência no atendimento ao interesse público, assim como já tem feito em mais de 350 órgãos governamentais ao redor do país. “O impacto vai muito além da simples economia de papel”, disse o analista  Bruno Davi Kretzmann, que está treinando os servidores de Jundiaí. “É uma mudança cultural inevitável e necessária, e precisamos estar prontos para ela.”

O sistema foi desenvolvido pela Tribunal Regional Federal da 4ª Região (Sul), posteriormente incorporado ao PEN – Processo Eletrônico Nacional do Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão com o objetivo de prover eficiência administrativa através da informatização de processos e eliminação de papel. Em Jundiaí, o processo piloto escolhido foi o de recepção e resposta a questionamentos do Ministério Público, sob coordenação da Unidade de Gestão de Negócios Jurídicos. Outros processos já estão sendo mapeados e estão em processo de implantação. “A expansão do uso da ferramenta para os demais processos da Prefeitura será orgânica e exponencial, um trabalho conjunto que precisa do empenho dos servidores agora para num futuro próximo todos podermos desfrutar do grande avanço proporcionado por essa iniciativa”, complementa Bruno.

Servidores de Piracicaba vieram ver de perto experiência que funciona desde 2015 na CIJUN


Link original: https://cijun.sp.gov.br/2019/06/na-cijun-sei-gera-economia-de-mais-de-115-mil-folhas-de-papel/


Leia mais sobre , , , , ,