'Guardião da Saúde' colabora na humanização da Saúde de Jundiaí

A Clínica da Família, modelo resolutivo de atendimento em saúde implementado pela Prefeitura de Jundiaí, em dezembro de 2018, no Jardim Novo Horizonte, já colhe os resultados e reconhecimento pela inovação e eficiência praticadas com o sistema baseado na Estratégia de Saúde da Família (ESF) acrescido de exames de diagnósticos. O modelo receberá o Prêmio InovaCidade, que será entregue durante o SmartCity Business Brazil Congress & Expo, entre os dias 22 a 24 de julho, no Transamérica Expo Center, em São Paulo. O programa Clínica da Família tem um conceito de atendimento diferenciado: além da inclusão dos exames de análises clínicas, eletrocardiograma, ultrassom e raio-x no espaço, há ainda oito equipes completas de ESF, além dos programas ‘Posso Ajudar’ e ‘Guardião da Saúde’, que humanizam e qualificam o atendimento oferecido às 40 mil vidas adscritas no espaço. No local, há também o Conect@do, que proporciona wi-fi público para quem está à espera de um atendimento ou acompanhando um familiar.
O ‘Guardião da Saúde’  e o Conect@do foram implantados pela CIJUN. O objetivo do Guardião é dar um feedback do atendimento  à Unidade de Saúde para ajustes e providências.  O usuário pode, nos totens, opinar em relação ao atendimento médico, por exemplo, opinar em relação ao ambiente, limpeza, ou deixar ainda sugestões para melhorias do local. Todas essas informações vão diretamente para o gestor e para o chefe do executivo. A ideia, no futuro, é que todas as unidades tenham essa solução tecnológica desenvolvida pela CIJUN.

Usuário opina sobre seu atendimento

Saúde como prioridade
Para o gestor da Unidade de Gestão de Promoção da Saúde (UGPS), Tiago Texera, o sistema baseado em Estratégia de Saúde da Família (ESF) é uma meta a ser seguida para expansão, qualificação e humanização do atendimento em Jundiaí. “Com a implantação da Clínica da Família, o Novo Horizonte passou a ter um atendimento em atenção básica resolutivo, ou seja, das 4 mil consultas/mês e 10 mil procedimentos, 80% deles são resolvidos no próprio equipamento”, detalha. Segundo ele, a divisão do território em equipes determina a aproximação e fidelização das pessoas ao modelo de atendimento também, já que as demandas são reconhecidas pelas agentes – que estão em contato diário com a população – e encaminhadas para as equipes, que desenvolvem ações específicas para as demandas, juntamente com o atendimento do médico de Saúde da Família, que estabelece vínculo com os pacientes, favorecendo a adesão ao tratamento.
“O reconhecimento nacional da Clínica da Família, com a premiação em um evento consagrado, mostra que os investimentos e esforços foram feitos na direção certa. Saúde sempre foi prioridade para a nossa gestão. Organizamos e pagamos as dívidas herdadas e investimentos em inovação, resolutividade, humanização e acolhimento para implementar um modelo de atendimento resolutivo para a população do Novo Horizonte, e que será usado para a expansão para as demais regiões da cidade”, ressalta o Prefeito Luiz Fernando Machado.
A apresentação premiada pelo InovaCidade 2019, “Clínica da Família: um pequeno passo para um município. Um salto gigantesco para a Atenção Básica”, terá o prêmio entregue em solenidade, no dia 22 de julho, no Transamérica Expo Center, a partir das 18h, logo após a Abertura Oficial do evento. Em sua 7ª edição, o Prêmio InovaCidade é o reconhecimento do Instituto Smart City Business America às iniciativas que contribuem para a melhoria da qualidade de vida nas cidades. O projeto de Jundiaí foi um dos 53 inscritos, sendo o 8º premiado por suas iniciativas ou projetos com impactos positivos mensuráveis e reconhecidos pela sociedade, realizados pela administração pública, iniciativa privada ou pela sociedade. (Com informações e fotos da Prefeitura de Jundiaí)

Clinica da Família ganhará prêmio nacional: humanização e atendimento acolhedor

Leia mais sobre , , ,