Presidente da CIJUN faz visita técnica na Microsoft Brasil

O presidente da CIJUN, Amauri Marquezi acompanhou ontem (27) o prefeito Luiz Fernando Machado e gestor de Governo e Finanças, José Antonio Parimoschi, a uma visita técnica  na sede da Microsoft Brasil, em São Paulo, onde o grupo conheceu soluções voltadas à transformação digital dos Municípios. Eles foram recebidos pela presidente da empresa no País, Tânia Consentino, além de outros integrantes da sua equipe.

A prefeitura está interessada em parcerias que possam ajudar o Município a conquistar os objetivos a longo prazo previstos na Agenda Jundiaí 2030.  Um dos nossos interesses é pelo uso da telemetria em medidas que geram redução nas perdas e economia de recursos públicos, como, por exemplo, na área de saneamento. Outra ideia é sobre o Campus Jundiaí, programa que visa transformar a cidade em um “cluster” de inovação com o uso de espaços públicos e fomento a startups e ao co-working.

Marquezi, prefeito Luiz Fernando e Parimoschi foram recebidos pela presidente da empresa

Durante o encontro, o prefeito destacou o interesse da Administração pelas novas tecnologias, desenvolvidas pela CIJUN, que aproximam o cidadão do poder público, uma vez que transformar Jundiaí em uma cidade cada vez mais conectada e inteligente é uma de suas metas. “Nós já implantamos muita coisa nova em dois anos, como um aplicativo com 140 serviços e ampliação da rede de Wi-Fi em áreas públicas. Mas, temos consciência de que ainda há muito a ser feito para dar ao cidadão acesso claro e real ao que é disponibilizado pelo Município. É por isso que viemos conhecer o que há de mais moderno em soluções tecnológicas que melhoram a gestão pública e, consequentemente, garantem mais qualidade de vida à população”, disse Luiz Fernando.

A presidente da gigante de tecnologia, por sua vez, explicou que a Microsoft dispõe de soluções tecnológicas voltadas ao poder público em várias áreas, como Meio Ambiente, Segurança, Educação, Desenvolvimento Econômico, etc. “Há pesquisas que mostram que apenas 10% dos dados disponíveis são utilizados no poder público. É preciso extrair esses dados e identificar o que precisa ser feito para tornar a Administração o mais digital possível”, afirmou Tânia. Ela citou como exemplo o caso do abastecimento de água. “Com uso de telemetria é possível reduzir o índice de desperdício e o custo de bombeamento, ou seja, significa ter uma conta de energia menor. Estima-se que 40% do custo de uma represa é com energia para o bombeamento”, pontuou.

Durante todo o dia, a comitiva acompanhou a apresentação de soluções tecnológicas de parceiros da Microsoft, como a MAIS Partners, Neoway, MTM, Big Brain, Logicalis, Arquivar, Kenta e Modulo. O gestor-adjunto de Governo, Roberto Araújo, e o diretor da Unidade Central de Entregas, Jones Martins, também participaram da visita.

microsoft

Grupo de Jundiaí sendo recebido pela presidente da Microsoft Brasil, Tânia