CIJUN desenvolve ferramenta para votação on-line de eleição da Corte Real

Publicada em 22/02/2019 às 08:38

As inscrições para o concurso da escolha da Corte Real do Carnaval 2019 terminaram no último dia 20 e desta vez haverá uma novidade para quem gosta da folia: além da eleição normal com a votação dos jurados no dia 23, no Complexo Fepasa, haverá ainda uma votação on line popular. A votação online será paralela e faz parte de um projeto piloto que a Companhia de Informática de Jundiaí (CIJUN) desenvolveu em apoio ao evento da Liga Jundiaiense das Escolas de Samba. A ideia é aproximar a população desse tipo de evento e gerar mais engajamento de quem simpatiza com o Carnaval.

Quem vai participar do processo seletivo de escolha da Corte não precisa se preocupar porque o edital será cumprido. Já a votação on line terá peso na nota final dos candidatos, seja para Rainha, Rei e Passista de Ouro. “Essa ideia da CIJUN é bastante interessante porque quem é do samba é unido e adora participar do processo todo. E quem apenas gosta da folia e quer interagir com o evento ou participantes também vai poder votar. Com isso, nosso Carnaval pode se tornar modelo para outras cidades. Podemos fazer essa parceria também com o Desfile na Avenida, por que não”? sugere o diretor da Liga, Anderson Araújo.

Para formatar os detalhes, uma reunião foi realizada na última sexta-feira, dia 15, na Unidade de Gestão de Cultura, apoiadora do evento, os diretores da unidade, Ricardo Cantamessa, João Carlos de Luca; o time da Cijun, Renan Cazzolatto e Cristiane Moda e com o diretor da Lijunes, Anderson Araújo. A iniciativa é pioneira na região e foi aprovada pelos participantes do Carnaval 2019.

carnaval eleição

Reunião de alinhamento aconteceu semana passada

Como vai funcionar

A CIJUN desenvolveu a ferramenta para que a pessoa possa votar pelo computador ou smartphone, por meio de um link simples, de forma rápida e fácil. Essa ferramenta foi desenvolvida em parceria com a Civiciti uma empresa espanhola com know how em processos participativos e que atua em mais de 30 países, dentre eles Suíça e Suécia, e é a mais reconhecida plataforma de Democracia Continuada do mundo. A CIJUN nesse caso é a empresa brasileira escolhida como distribuidora dessa plataforma.

Cada pessoa pode votar quantas vezes quiser e os mais votados ganharão essa pontuação na avaliação final que, somados às notas do jurados, deve eleger a Corte Real.

A votação online será feita do dia 21 a partir das 18h, até dia 23, às 21h, através do link https://bit.ly/2XfBXQt

No dia do evento, dia 23, mais pontos de wi-fi serão disponibilizados pela CIJUN, no Complexo Fepasa, para que a votação possa acontecer com tranquilidade junto à apresentação dos candidatos. “Será uma grande festa, com certeza, com os próprios candidatos e sua própria torcida”, avalia o diretor da Liga.


Link original: https://cijun.sp.gov.br/2019/02/cijun-desenvolve-ferramenta-para-votacao-on-line-de-eleicao-da-corte-real/


Leia mais sobre , , , , ,