Encontro define Plano Municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação

Publicada em 18/10/2019 às 09:18

Imaginar a Jundiaí ideal em termos de ciência e tecnologia no ano de 2050: esse foi o desafio proposto a grupos de trabalho ontem (17) para delinear o Plano Municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação. A iniciativa do governo Luiz Fernando Machado, por meio da Unidade de Gestão de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia (UGDECT), reuniu representantes da administração municipal, CIJUN, faculdades e sociedade civil na FATEC, no Complexo Fepasa.

O encontro foi aberto pelo diretor da FATEC, Francesco Bordignon, e pela diretora do Departamento de Ciência e Tecnologia da UGDECT, Mariana Savedra Pfitzner, que também prestou assistência aos grupos de trabalho. Sete mesas, com integrantes vindos de diversos áreas, discutiram os temas Desburocratização, Cidade Inteligente, Educação e Tecnologia, Cidade Criativa, Startups & Funding, Indústria 4.0 e Open Government. O presidente da Companhia de Informática de Jundiaí, Amauri Marquezi, esteve presente.

A criação de um Plano Municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação está prevista na Lei Orgânica do Município, mas a reunião para discussões sobre o tema é uma oportunidade de pensar a Jundiaí do futuro, segundo a diretora da UGDECT. “Este encontro dialoga diretamente com a Agenda Jundiaí 2050”, afirma. “É um desafio que faz parte do plano de governo e pelo qual planejamos a cidade a longo prazo”.

Compuseram as mesas de trabalho representantes das unidades de gestão de Governo e Finanças (UGGF), Educação (UGE), Cultura (UGC) e UGDECT, Sistema S (Sesi, Sesc, Senac), Incubadora Tecnológica, Faculdade de Medicina de Jundiaí, Foxconn, Buildbox, CIJUN, Câmara Municipal e instituições de ensino. As propostas obtidas serão reunidas em um documento que irá compor o Plano Municipal.

Agenda Jundiaí 2050

A série de palestras e debates Fórum Jundiaí 2050 teve início em setembro passado e busca capacitar segmentos do município para o desenvolvimento de uma agenda municipal com foco no futuro da cidade. O objetivo é levar para os diversos segmentos da sociedade, além do corpo técnico da prefeitura, discussões sobre temas relevantes para a elaboração de um plano estratégico de longo prazo, ou seja, uma agenda municipal com visão de futuro: a Agenda Jundiaí 2050. (Informações e Foto: PMJ)

Foram sete grupos que discutiram ações para o plano

Link original: https://cijun.sp.gov.br/2019/10/encontro-define-plano-municipal-de-ciencia-tecnologia-e-inovacao/