Novo 156 entra em funcionamento para agilizar o tempo de resposta para o usuário

Para facilitar o contato do cidadão com a Prefeitura de Jundiaí, acaba de entrar em funcionamento o Portal de Serviços . Desde 2018, a Unidade de gestão de Governo e Finanças, em parceria com a Unidade de Gestão de Inovação e Relação com o Cidadão (UGIRC), ajustou com a CIJUN, que é a provedora dos serviços digitais para a Prefeitura, o desenvolvimento de um novo portal de serviços para o munícipe – Novo 156, a partir dos conceitos de modernidade, facilidade, agilidade, segurança e comodidade para melhorar o padrão de qualidade do atendimento ao munícipe.

De acordo com o diretor-presidente da Cijun, Amauri Marquezi de Luca, o Novo 156, desenvolvido pela CIJUN, é focado no atendimento ao cidadão. “Ele é mais fácil de ser utilizado e permite uma gama muito mais ampla de serviços, tendo o mesmo conceito dos serviços via App, que entram diretamente para o responsável pela execução do serviço, o que diminui o tempo de resposta para o munícipe”, resume.

A partir de uma lista com 28 temas diferentes – desde animais até emprego, coleta de lixo e segurança – será possível solicitar serviços, acompanhar, aferir e consultar informações detalhadas disponibilizadas pelo Município para a população através da Carta de Serviços, documento por meio do qual a Administração estabelece o compromisso de observar padrões de qualidade, eficiência e eficácia na execução de suas atividades.

Junto com o Portal de Serviços, o 156 também ganhou um novo sistema mais eficiente  para o atendimento. A partir de agora, a solicitação registrada é encaminhada diretamente ao responsável pela execução do serviço, o que agiliza o tempo de resposta para o usuário. O usuário por sua vez, a partir do cadastro, consegue acompanhar passa a passo a sua solicitação até que ela seja concluída.

A gestão do prefeito de Jundiaí, Luiz Fernando Machado, promoveu mudanças na estrutura administrativa, com vistas a racionalizar o uso de recursos públicos e assegurar eficiência e agilidade nos serviços para o cidadão. De acordo com o gestor da Unidade de Gestão de Governo e Finanças, José Antonio Parimoschi, são exemplos desses avanços a mudança do modelo tradicional da administração, substituindo por plataformas de serviços que atuam de maneira integrada; a implantação dos sistemais digitais, como o Aplicativo Jundiaí com a oferta de mais de 140 serviços; o desenvolvimento de uma ferramenta de gerenciamento de projetos prioritários (Governo Web, GW) e outros. “Mudar o perfil do atendimento fortalece o modelo de gestão municipal com foco na excelência da prestação dos serviços públicos. As medidas que temos colocado em prática é para fazer um governo mais próximo da população e, principalmente, que responda às demandas reais do dia a dia”, afirmou o gestor.

As solicitações entram diretamente para o responsável pela execução do serviço

Carta

Também faz parte do sistema online a Carta de Serviços, que contém informações dos serviços públicos prestados pelos órgãos e entidades da Administração Pública Municipal em todos os seus níveis da administração direta, autárquica, fundacional, bem como as empresas públicas municipais que prestam serviços à população. Ela está disponível no Portal de Serviços da Prefeitura, com informações para o cidadão sobre os serviços prestados pelo órgão ou entidade, as formas de acesso e seus níveis de compromissos e padrões de qualidade de atendimento.

Quem quiser denunciar desmatamento em área de proteção ambiental, por exemplo, poderá clicar em “Meio Ambiente” na lista à esquerda, e escolher essa opção: a orientação será disponibilizada, com os dados para o registro da denúncia e seu respectivo acompanhamento. Já para saber a respeito de castração de animais de estimação, o usuário poderá clicar em “Animais” e, em “Categoria”, escolher “Cães e Gatos”. A partir daí será aberta uma lista de opções, como vacinação antirrábica, denúncia de maus-tratos, zoonoses e comunicação de ocorrências; basta clicar em “Castração” e todas as informações serão disponibilizadas.

Acesso

Para o primeiro acesso é necessário efetuar o cadastro. Feito isso, consulte as opções disponíveis no menu lateral localizado à esquerda da tela. Clique em uma das opções, conforme a área de interesse. Em seguida, escolha as categorias de acordo com o tipo de solicitação. É possível também efetuar a pesquisa digitando a informação que procura. Se já estiver cadastrado, digite os seus dados de acesso (CPF e senha), e clique em “Minhas Solicitações” (Informações e foto: Prefeitura de Jundiaí)

Leia mais sobre , , ,