Saúde e CIJUN expandem prontuário eletrônico para 15 UBSs

No Anhangabaú, o sistema foi implantado em outubro deste ano; usuário aprovou a rapidez e eficiência

A Prefeitura de Jundiaí avança com a implantação do prontuário eletrônico nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs). Em 42% dos equipamentos – 15 UBSs – os dados dos pacientes podem ser acessados pela equipe de saúde a partir de um clique. O sistema inteligente, que também qualifica as informações e gera economia de papel, tem implantação gradativa e deve chegar a 100% dos equipamentos da atenção básica até o final do primeiro semestre de 2023. A ação, com investimento de R$ 10 milhões, integra as iniciativas de Cidade Inteligente.

O sistema que abriga os prontuários eletrônicos foi desenhado a partir de parceria da Unidade de Gestão de Promoção da Saúde (UGPS) com a Cia de Informática de Jundiaí (CIJUN), sendo integrado ao banco de dados do SIIM – Sistema Integrado de Informações Municipais -, onde estão todos os cadastros dos usuários SUS no Município. O processo foi iniciado em 2018 pela UGPS, com a inclusão dos serviços na rede de dados, aquisição de computadores e demais equipamentos necessários com custo de mais de R$ 5 milhões, além de capacitação dos profissionais e desenvolvimento das plataformas que atuarão de maneira integrada entre as redes de Atenção Básica (Primária) e Ambulatorial (Secundária).

“Em todos os setores, Jundiaí trilha o caminho de Cidade Inteligente, o que aumenta a efetividade dos serviços e otimiza os processos e os recursos. A saúde é a nossa prioridade e atuamos para avançar em todos os sentidos. O prontuário eletrônico facilita o trânsito de informações dos pacientes atendidos pela nossa rede, contribuindo para um diagnóstico mais rápido, aumentando a resolutividade”, ressalta o prefeito Luiz Fernando Machado.

Na prática

Na UBS Tulipas, onde desde julho o sistema está em funcionamento, tanto a equipe de saúde como os usuários apontam os benefícios da inovação. “Ficou bem melhor. Na tela, tenho disponível todo o histórico do paciente, podendo verificar também o atendimento realizado por outros especialistas, o que traz integralidade ao tratamento”, observou a ginecologista Mariana Scheidegger Maia Couto.

“Mudou muito. Ficando tudo no sistema, os dados não se perdem e temos o acesso às consultas, exames, medicamentos utilizados pelo usuário da UBS, o que agiliza e otimiza o atendimento, refletindo na promoção da saúde”, avalia a gerente do equipamento Suelen de Campos Soares.

Já a dona de casa Ana Célia de Araújo Braga gostou de receber a receita impressa. “Quando comecei a passar aqui, era tudo no papel. Agora tudo está bem moderno. A receita sai impressa e eu gosto mais, porque entendo melhor. ” 

Expansão


De acordo com o gestor de Promoção da Saúde, Tiago Texera, finalizada a implantação nas 35 UBSs, a implantação se dará nos ambulatórios e nos serviços da Assistência Farmacêutica.

“Estamos seguindo o cronograma. A expectativa é que, até final de 2023, tenhamos toda a rede de assistência à saúde sob gestão da Prefeitura, totalmente interligada, permitindo à equipe de saúde, a adoção de uma estratégia com o melhor cuidado do usuário, além de possibilitar a alimentação dos indicadores do Estado e do Ministério da Saúde, possibilitando a gestão obter informações específicas sobre a população do território, como por exemplo, a quantidade de pessoas com diabetes na região, focando políticas públicas nas necessidades. A saúde tem desafios, mas atuamos para avançar dia após dia”, enfatiza o gestor. ( Con informações PMJ)

A UBS do J. Tulipas foi a primeira a receber o novo sistema; testes foram realizados durante um mês no local
Time da CIJUN acompanha de perto a implantação e realiza o treinamento dos servidores